segunda-feira, 18 de abril de 2005

Impacto Profundo ou Armaggedom?

Esta eu tirei do site do iBest e parece filme de Hollywood:
"Terra pode atrair asteróide para colisão em 2034

Astrônomos prevêem que força gravitacional do planeta modifique órbita do asteróide em 2029

Londres - Uma equipe de astrônomos advertiu que a força gravitacional da Terra pode atrair um asteróide de 400 metros de diâmetro em sua passagem perto do planeta, em 2029, e modificar assim sua órbita, o que poderia provocar uma forte colisão entre ambos tempos depois.


Segundo publica nesta segunda-feira o jornal britânico The Times, o asteróide, batizado como 2004 MN4 e que passará a uma distância entre 24.000 e 40.000 quilômetros da Terra, não representa um perigo real por enquanto, mas se sua órbita se desviar poderia se chocar com o planeta por volta do ano 2034.

A impossibilidade de prever o comportamento de 2004 MN4 pode ter conseqüências catastróficas ao não permitir aos especialistas prevenir o choque, de grande impacto e que causaria danos em grande escala.
"Não sabemos de que é feito o asteróide e em que medida sua órbita será modificada pela gravidade da Terra", explica Benny Peiser, especialista em asteróides da Universidade de Liverpool (norte da Inglaterra).
Se colidisse com a Terra, o 2004 MN4 provavelmente provocaria danos maiores do que os ocorridos na Sibéria em 1908, quando milhares de quilômetros de bosques foram devastados.

Diante da incapacidade de prever o perigo, alguns cientistas assinalaram que seria útil identificar o asteróide colocando um rádio-farol de resposta, que indique sua posição a todo momento e permita tomar medidas rápidas em caso de emergência.

Segundo Peiser, seria possível mandar uma missão ao espaço para marcar o asteróide em 2012, quando este se encontrará a uma distância de cerca de 17 milhões de quilômetros da Terra. "Esta missão não é muito complicada nem custosa e poderia nos oferecer uma informação vital", explicou Peiser.

O 2004 MN4 foi detectado em junho passado e sua órbita foi traçada em dezembro pelos cientistas. Eles estimaram as possibilidades de choque com a Terra de uma em 38, em 13 de abril de 2029".
Comentário do Blog: se eu estiver vivo até lá (passando dos 70), é bom que terei muita companhia na minha ida para o céu... O melhor de tudo é que não serei enterrado (talvez soterrado, carbonizado). Como não gosto de velórios e de enterros isso é bom! É bom pensar também que será ano de eleições estduais e federais... imagino o desespero dos candidatos de não poderem se eleger ou reeleger... Ou até podemos ver qual deles será o mais criativo ("Vote em mim que eu desvio o cometa!!!"), e se eleja apostando que o cometa não tromba com a Terra!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou um tanto céptico quanto a esse assunto, pois a exemplo do MN4 temos inúmeros exemplos de informações plantadas sem fundamento.... vale uma visita no site http://www.astronomia.triang.net/
Abraços!!!