sábado, 2 de abril de 2005

Papa brasileiro?

A morte do 266º papa da Igreja Católica Apostólica Romana, o polonês Karol Wojtila ou João Paulo II, hoje (15h30min, hora de Santarém), tomou conta de todos os noticiários na internet, TV e rádios.

Mas além de detalhes biográficos do papa, do relato da via crucis percorrida por ele nos últimos dias e da reação emocionada dos católicos em todo o mundo, chama atenção a notícia divulgada pela CNN em espanhol: João Paulo II teria manifestado a pessoas de seu círculo, no Vaticano, que gostaria de ver em seu lugar, após sua morte, um Papa brasileiro!

Faz sentido: em 27 anos de peregrinações, João Paulo II esteve no Brasil por quatro vezes, face a importância do Brasil no mundo católico e o advento das igrejas evangélicas que seguem “cooptando” fiéis nas hostes católicas.

Segundo o Jornal Nacional (TV Globo), em sua primeira visita ao Brasil em 1980 os evangélicos eram quatro milhões e 17 anos depois, quando João Paulo veio para cá pela quarta vez, o número de evangélicos já ultrapassava 15 milhões!

Mas há quem aposte que o próximo Papa será mesmo italiano. A BBC de Londres aponta pelo menos 16 “papáveis” entre os 118 arcebispos que participarão do conclave que vai indicar o próximo chefe da Igreja Católica, dos quais seis são italianos.

Entre os arcebispos não-italianos figura o nome de Dom Cláudio Hummes, cardeal de São Paulo, que faz parte de todas as listas divulgadas pela imprensa mundial.

Nenhum comentário: