quinta-feira, 7 de abril de 2005

Comentando Capes

Recebi e publico na íntegra um fraterno e-mail do Prof. Me. Abraham Rabelo, sobre o post Capes publicado aqui no blog:
"Prezado Jota Ninos,

Desde a última semana me tornei leitor assíduo de seu blog, onde me mantenho informado sobre nossa querida Santarém. Esta noite, li um de seus posts sobre o Portal de Periódicos Capes, e gostaria de ajudá-lo quanto a essa informação, que como você mesmo imaginou trata-se de um hoax.
A mensagem divulgada apresenta muitas informações equivocadas. A primeira delas é que o Portal não sofre nenhum perigo de ser desativado. Outro ponto importante é que ele é bastante utilizado. Você pode constatar essa informação pelos dados estatísticos apresentados no sítio do portal.
Além disso, vale ressaltar que o portal não é totalmente gratuito. Ele é gratuito para as instituições públicas. As demais têm que efetuar o pagamento da anuidade para participar. Portanto, somente os alunos das instituições participantes têm acesso gratuito ao acervo completo.
Procurei em minha caixa de mensagens a mensagem divulgada pela Capes, que nega essa possibilidade de desativação do Portal. Mas infelizmente não encontrei a mensagem. Pesquisei na internet e encontrei a seguinte nota divulgada pelo Portal USP:

Capes mantém portal

Na mesma semana em que foi divulgada a pesquisa do Ibope eRatings, difundiu-se amplamente, através da Internet, a notícia de que o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes (http://periodicos. capes.gov.br), seria desativado pelo Ministério da Educação devido aos altos custos com a manutenção e os raros acessos.

Em comunicado à imprensa, a Capes desmente a notícia e afirma que, no presente momento, estão sendo feitas renegociações das condições de contrato com os diversos fornecedores para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pelo portal.

A presidência da Capes instituiu uma comissão consultiva para a formulação de um modelo de contratação de serviços disponibilizados no portal de periódicos. As presentes negociações estão sendo conduzidas com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

(http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2003/jusp660/pag07.htm)
Para acessar a nota pelo Portal USP, consulte o final da página carregada pelo link acima.

Parabéns pela iniciativa do blog e qualidade das mensagens divulgadas.

Saudações,

Prof. Me. Abraham Rabelo
Departamento de Informática
Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc
rabelo@acm.org "

Nenhum comentário: