quinta-feira, 14 de abril de 2005

Arquivo vivo

Nosso arquivo vivo de fatos e fotos, Cristóvam Sena se prepara para o lançamento de uma revista cultural e informativa, editada pelo ICBS (Instituto Cultural Boanerges Sena). Nele estarão artigos e reportagens diversas sobre questões regionais.
Cristóvam, silenciosamente, mantém a performance de um obstinado arqueólogo da memória santarena, através de sua biblioteca e hemeroteca. E sempre que pode contribui com escritos sobre histórias do passado na região, como o artigo "Cerâmica arqueológica da Amazônia", publicado no site dos amigos Jader Gama e Paulo Sena (viamazonica.com.br), cujo trecho destaco aqui no blog:
"Lendo o livro lançado em 2002 pela editora da USP, intitulado “Cerâmica Arqueológica da Amazônia”, escrito pela Dra. Denise Maria Cavalcante Gomes, fiquei sabendo que juntamente com a coleção do Dr. Ubirajara, a USP adquiriu outra coleção em Santarém, a do José da Costa Pereira (Zeca BBC), sendo que ambas continham 8.516 peças. O livro traz um catálogo com reproduções de 163 imagens das peças mais representativas da coleção dos dois mocorongos."

Nenhum comentário: