quarta-feira, 25 de maio de 2005

Desmatamento

Dado do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, indicam que em pelo menos seis estados da Amazônia Legal houve diminuição no ritmo de desmatamento. A informação está no Portal NoTapajós editado pelo jornalista Ormano Sousa, que pescou a informação da Agência Carta Maior.
Os dados do INPE indicam os seguintes índices de desmatamento: Tocantins (-44%), Amazonas (-39%), Maranhão (-26%), Acre (-185) e Pará (-2%), com destaque para Roraima, que apresentou índice zero. Em compensação, os dois estados que aumentaram seu índice, Rondônia (+23%) e Mato Grosso (+20%), o fizeram de forma devastadora e em alguns casos, como no Pará, o estágio de desmatamento é ínfimo.
A matéria completa publicada por Ormano no Portal (vale a pena acessar), mostra o posicionamento de diversas ONG´s ambientalistas que criticam a postura do governo Lula, em relação ao meio ambiente.
Esse embate se deu esta semana, também, no site de Jeso Carneiro onde ambientalistas e desenvolvimentistas rasgaram o verbo sobre a chegada da soja do Mato Grosso à Santarém, satanizada como um "novo cavaleiro do Apocalipse".

Nenhum comentário: