quinta-feira, 19 de maio de 2005

Desafio entre Pérolas


cristonoas
Originally uploaded by Jota Ninos.

Santarém vai participar no próximo dia 25 de maio de um salutar desafio internacional contra a cidade mexicana de Torreón, como informa Nelma Bentes, assessora de comunicação da Prefeitura. Trata-se do Dia do Desafio, "uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem estar", segundo ela.

Torréon, uma cidade industrial com 900 mil habitantes que fica no coração do México, no estado de Coahuila, tem muita coisa em comum com nossa cidade, segundo pesquisei em seu site oficial (http://www.torreon.gob.mx/): ela é conhecida como a “Perla de la laguna de Mayran” (nome de uma tribo indígena), ou seja “Pérola da Laguna de Mayran”. Lá como aqui, um padre criou uma missão para catequizar os índios que acabou virando uma importante cidade, por volta de 1893, duzentos e trinta e dois anos depois de Bettendorf andar por aqui...

Seu principal cartão postal (foto), lembra entretanto outra cidade brasileira, e seu nome provém das dezenas de torres construídas por fidalgos espanhóis que até hoje estão de pé contribuindo com o turismo e com a preservação da história, ao contrário dos nossos “castelos” que viraram areia...

Falando ainda sobre o “Desafio das Pérolas”, o evento aqui será coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) com apoio da Prefeitura, e se propõe a incentivar que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Os interessados em participar da competição devem procurar o SESC sobre como fazer o registro de sua participação. As empresas podem, por exemplo, realizar sessões de ginástica, caminhadas, uso de escadas para subir ou descer poucos andares; as associações de bairros podem promover jogos, ruas de lazer, sessões de relaxamento, passeios de bicicletas; escolas e clubes podem realizar campeonatos, jogos esportivos e recreação; em casa pode-se praticar ginástica, dança, alongamento. Cada pessoa ou grupo pode criar sua forma de participar.

Cada registro de participação é muito importante para o total geral alcançado pela cidade. Assim que a atividade for realizada, deve ser registrada. Depois que todas as cidades divulgarem seus números, os resultados estarão disponíveis no site dos organizadores.

Nelma informa ainda que em Santarém, SESC e Prefeitura organizam um passeio ciclístico que sairá às 07h da manhã de frente da Igreja de São Sebastião. O Dia do Desafio inicia às 0h e termina às 21 h do dia 25 de maio de 2005.

Comentário do blog: Santarém poderia aproveitar o desafio e se espelhar na organização de Torreón, pelo menos pelo que se vê em seu site. Falando em site, Nem Lira Maia, nem Maria do Carmo conseguiram até hoje colocar um site decente. O de Maia até que teve uma boa proposta, mas acabou se perdendo na morosidade tecnicista de Alexandre Von. O de Maria ainda está em construção (www.santarem.pa.gov.br) ... esperamos que não demore muito. Quanto ao “desafio”, vou dar meus pulinhos para ajudar Santarém a ganhar de Torreón, e aproveitar para perder alguns quilinhos...

Nenhum comentário: