sexta-feira, 6 de maio de 2005

Chico e Lula

Essa não é tão nova, mas eu não poderia deixar de registrar no blog em se tratando de afirmação de meu ídolo. Trata-se de um trecho da entrevista que pesquei no Diário Vermelho, jornal virtual do PC do B, traduzida do El País (jornal espanhol) de onde foi traduzida:

"Chico Buarque reafirma apoio a Lula mas alerta para o perigo dos 'braços confortáveis dos banqueiros'

Aos 60 anos, não aparentes, Chico Buarque conseguiu triunfar em duas especialidades artísticas muito diferentes: a música e a literatura. Eleitor do presidente Lula, acaba de participar do festival literário PEN World Voices, que reuniu em Nova York os principais escritores de todo o mundo. Buarque publicará em breve na Espanha seu último romance, "Budapeste". (...)
Como você vê a situação do Brasil atual, com Lula?
Chico - Eu votei nele e continuo tendo confiança. São muito estreitas as margens que ele tem para mudar as coisas e há muitos setores da esquerda que estão impacientes. Mas sua obrigação é de governar para todos os brasileiros, e além disso não o elegeu só a esquerda, mas também outros setores muito amplos da sociedade. A grave complicação que tem e que não tem remédio senão gerar confiança em todos os que não votaram nele, e isso é perigoso. Em vez de ter ciúme, deveríamos estar perto dele porque, creia-me, os braços dos banqueiros são muito confortáveis...
Tanto que podem acabar o asfixiando...
Chico - Bem, especulou-se muito sobre o que aconteceria quando Lula chegasse, e afinal não aconteceu nada. Dizia-se que as mudanças que ele ia introduzir seriam perigosas, cheias de riscos, que afetariam a governabilidade do país. E isso não aconteceu. Esperavam-se conflitos sociais, e não aconteceram. Pensou-se que a economia seria um desastre, e não foi. Talvez o que ele esteja fazendo seja mais da mesma coisa, mas talvez não tenha muitas possibilidades de ir mais longe. Pelo menos por enquanto. Creio que votaria nele de novo. Pelo menos está realizando algumas das coisas que se esperavam dele. (Fonte: El PaísTradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves)"
Comentário do blog: nada mais revolucionário do que Chico dar um depoimento como esse, que vai de encontro ao patrulhamento da esquerda maluca e da direita facistóide.

Nenhum comentário: