terça-feira, 12 de junho de 2012

Traições, desistências, frituras e puxadas de tapetes


Os bastidores da disputa pela prefeitura 
a poucos dias da definição de candidaturas para 2012



Uma Rocha caiu e o Tapajós se expandiu alagando as ruas da política santarena.

Essa é a síntese nos bastidores partidários peemedebistas, às vésperas das grandes definições sobre os candidatos que disputarão a sucessão de Maria do Carmo (PT), em 07 de outubro. O deputado Antonio Rocha (PMDB), como foi anunciado ontem no Blog do Jeso (e que já vinha sendo antecipado em outros blogs e jornais locais nos últimos dias), acabou renunciando à sua candidatura. E depois de uma conversa com o morubixaba de seu partido no Pará (Jader, aquele) liberou a assunção à candidatura do vereador José Maria Tapajós em seu lugar, ele que há muito aguarda uma chance para voos mais altos que suas seis legislaturas desde 1988!
A renúncia do deputado se deveu ao fato de seu filho José Antonio Rocha, vice-prefeito de Maria do Carmo (PT), ter assumido a prefeitura e assinado documentos como prefeito, em abril, inviabilizando a candidatura do pai, como informou o jornalista Alailson Muniz (leia AQUI).

Mas afinal, a atitude de José Antonio foi um mero descuido ou uma grande armação?

Pai e filho: traição?
Uma fonte do PMDB me disse ontem que o deputado reuniu a família em fevereiro para anunciar sua pretensão de concorrer à Prefeitura. José Antonio, segundo a fonte, teria aproveitado para dizer que queria ser candidato a vereador. Mas o pai afirmou que o escolhido da família para esta função seria o suplente de vereador Erlon Rocha. José Antonio teria sido avisado que à partir de então não poderia mais assumir a prefeitura. Isso indicaria que não foi um mero descuido do bacharel em Direito José Antonio Rocha. Vingança por ser esnobado pelo pai?

Outras versões indicam que a boa relação entre José Antonio e Maria do Carmo, teriam sido a base da decisão de assumir o mandato fora do prazo, numa armação contra o pai (talvez pelos mesmos motivos já mencionados), como forma do PT puxar o tapete do líder peemedebista em sua pretensão de repetir o feito de 2004, quando Rocha separou-se do grupo de Lira Maia e Alexandre Von, lançando sua candidatura e contribuindo com a vitória de Maria.
Sorriso de prefeito, finalmente?
Há ainda quem diga que houve má fé dos petistas com José Antonio fazendo-o assumir o mandato, ou até alguma recompensa pecuniária no meio de tudo...
Todas as especulações citadas podem estar erradas. Aí nos sobraria a imagem de um vice ingênuo que se esqueceu da recomendação e aceitou ser prefeito, sem se dar conta das conseqüências de seu ato? Difícil acreditar. Contra isso corrobora outra informação que recebi de dentro do PMDB: José Antonio vai tentar eleger sua sogra, ex-agente penitenciária, como vereadora...
E a indicação de José Maria Tapajós, acende as esperanças da Martilândia (família Martins, do PT), de se reaproximar dos peemedebistas....

Enquanto isso na Martilândia, a bateria de Inácio quase pegou fogo...

A prefeita Maria do Carmo amarga índices de rejeição, no final do mandato, que só não superam a ex-governadora Ana Júlia, pole position nesta modalidade. Mas isso nunca abalou a confiança da Martilândia (família Martins, do PT), que comanda a tendência petista conhecida por Unidade na Luta (UL). De forma atabalhoada, depois que seu irmão Carlos Martins foi derrotado nas eleições de 2010, Maria quis dar uma de Lula de saias e anunciou que seu candidato era o micro empresário Inácio “das Baterias” Corrêa. Talvez fosse a energia que o mandato precisaria. Ao invés disso, o PT se envolveu numa disputa interna, principalmente com o ex-vereador Pedro Peloso, que fez muito barulho em 2011, até desistir e voltar a cuidar de sua tentativa de retornar à Câmara.
O que os irmãos Martins – à frente o todo-poderoso Everaldo – não esperavam era um início de motim de suas bases da UL, cansadas do despotismo Martiniano. Tendo à frente o sociólogo Antonio Bentes, iniciou-se uma conversa à boca pequena de que Inácio deveria se afastar da imagem de “capacho dos Martins” e reviver os tempos em que era uma das principais lideranças da extinta tendência petista ecológica AD (Alternativa Democrática), capitaneada pelo padre Edilberto Sena e que atuava juntos aos jovens e ás ONGs ambientalistas como GDA e Ceapac.
Inácio, sem bateria?
Aliás, grande parte dos integrantes da UL, inclusive Antonio José, participava daquela tendência, que elegeu como vereadores entre 1988 e 1992, Socorro Pena (ex-esposa de Everaldo) e Marcos Magalhães (atual presidente do PSDB). Todos foram sendo cooptados pela caneta de Everaldo e ganhando espaços no governo, desde a desastrada gestão de Ana Júlia.
O fato é que a Martilândia sentiu o cheiro de motim e recrutou imediatamente Socorro Pena para desarticular o que consideravam crime de lesa-pátria! Socorro começou a ser cogitada como nova opção caso as pesquisas não indicassem uma subida de Inácio. A teia da traição contra a traição começou a ser tecida, inclusive com um processo de fritura no atraso de liberação de verbas para que a Seminf, comandada por Inácio, asfaltasse algumas vias e ajudasse a melhor sua imagem. No auge da fritura e com o anúncio da candidatura de Antonio Rocha, os Martins chegaram a cogitar a troca de Inácio por Edmilson Santos, secretário de Finanças, como foi dito aqui no blog!

Na semana passada, as bases da UL se rebelaram contra o golpe e numa reunião tensa questionaram a armação, que teve apoio da sempre subserviente tendência PT pra Valer, representada pelo sempre inexpressivo Juca Pimentel. Os Martins costuraram o apoio dessa tendência para desbancar Inácio. No auge do debate, Inácio chegou a dizer que desistia de sua candidatura, mas foi salvo pelo gongo por nada mais, nada menos que Pedro Peloso, líder da tendência AS (Articulação Socialista)! O antigo opositor da candidatura de Inácio pediu vistas do procedimento, dando tempo dos demais membros da UL se articularem e aumentarem o coro na próxima reunião.
Os Martins, percebendo que não conseguiriam derrubar Inácio, desistiram do golpe e convocaram a imprensa para dizer que tudo ia bem... Déspotas devem saber a hora de recuar, antes de perderem seus pescoços na guilhotina...

Mas que ninguém duvide que o próximo passo dos Martins será oferecer a cabeça da chapa ao PMDB de José Maria Tapajós, com Inácio Corrêa como vice, numa dobradinha que fatalmente acabaria com a intenção de Lira Maia eleger o seu capacho, Alexandre Von, para a prefeitura...

Jatene e Helenilson ainda infernizam vida de Lira Maia

O bonachão Alexandre Von tem aparecido na mídia peesedebista com cara de menino feliz, crente que finalmente vai ter um novo brinquedinho em suas mãos tecnocratas, em 2013. O sorriso forçado de Alexandre, tendo como fundo Santarém – obra de "arte" do marketeiro do NÃO ao plebiscito, Orly Bezerra – é o escárnio à inteligência de quem sabe qual é a VONtade do "grande" deputado...
A dupla do NÃO ao Tapajós!
Literalmente pesado para alçar vôo, o tucano se apega à popularidade vitaminada - pós-plebiscito - de seu guru Lira Maia. E até algum tempo parecia que já havia até apaziguado as tentativas de Jatene de melar o pacto Von/Maia. Mas começam a ressurgir sinais de que Jatene, e seu novo pupilo, o vice-governador Helenilson Pontes (PPS), o famoso “Bananilson”, e seu eterno aliado deputado Nélio Aguiar (PMN), ainda vão dar dor de cabeça aos dois.
Badi, vice?
O PPS e o PMN querem que o vice de Alexandre seja o empresário Francisco“Badi” Welison, irmão de Helenilson, como relata o blogueiro Dayan Serique. Mas diante da renúncia de Antonio Rocha, que era um plano iniciado nas hostes tucanas para desestabilizar a candidatura do PT, talvez eles acabem desistindo para evitar maiores estragos... E o PPS segue sua sina de um dia ser incorporado ao PSDB...



Um paraibano com síndrome de Ronaldinho

Considerado como um dos grandes articuladores dos bastidores da política santarena, o advogado Osmando Figueiredo (PDT), parece que entrou em parafuso. Através de um dos blogs que mantém na internet, Osmando já indicou seu filho Bruno Figueiredo para prefeito e vice-prefeito de quase todos os candidatos!
Osmando: Ronaldinho Gaúcho
Com a saída do PMDB da coligação petista, passou a sonhar em ocupar a vice de Inácio, inclusive tendo sempre três opções de nome; a de seu filho Bruno (LEIA), a da vereadora Marcela Tolentino e do advogado José Ronaldo Dias Campos, ex-petebista que aceitou entrar no PDT ano passado.
Esta semana, ao saber que a cúpula petista pode fechar com o vereador Reginaldo campos (PSB) para vice, o paraibano pirou e anunciou que ele mesmo será candidato a prefeito de Santarém!
Será o fim do reinado de Osmando nas entranhas de governos municipais?
Não. Osmando não é vencido facilmente, mas com certeza nunca esteve numa sinuca de bico como agora. Ele vive a “síndrome de Ronaldinho Gaúcho”, aquela em que o cara é craque, mas nenhuma torcida o quer em seu time...

Uma candidatura verde que ainda não amadureceu

Erik não está maduro....
Outra desistência anunciada há muito tempo também se confirmou ontem (11/06): o médico Erik Jennings acabou atendendo aos apelos da família e não será mesmo candidato. Na semana passada a tão esperada renúncia (muita gente tinha medo da terceira via e torcia por isso) chegou a ser publicada por blogs e jornais, mas o médico filiado ao PV convocou líderes de alguns partidos, entre eles o PC do B com o qual vinha conversando desde o ano passado, para dizer que sua desistência não era definitiva acendendo parcas esperanças, que ontem se dissiparam.
O caminho de Erik e seu grupo de ecologistas e profissionais liberais será apoiar o tucano Alexandre Von, ao contrário do caminho que o presidente e único vereador do PV, Valdir Mathias, deve tomar: de manter-se no bloco petista.
Se essa intenção de Valdir se confirmar, após as eleições o grupo de Erik, conhecido como Paju, deixará de ser verde e provavelmente migrará para o ninho tucano...

(fotos do Blog do Jeso, do jornal O Impacto, do Blog do JK, e do Blog do Osmando)

Um comentário:

Pedro Peloso disse...

Sem entrar no mérito de tuas afirmações e ou conjecturas... Parabenizo pela ótima redação, muito gostosa de de se ler!