sábado, 23 de junho de 2012

Coligação Santarém Urgente! pode ter candidato próprio à prefeitura

(Fotos: Márcio Dezincourt)
Mais de 400 filiados participaram da pré-convenção do PCdoB, PTN e PTB
 Paiva: "Temos candidato"
“Estamos conversando com todos os candidatos a prefeito, mas nossa coligação tem nome próprio para lançar à prefeitura, se essas conversações não prosperarem”. A afirmação categórica foi feita na noite de quinta-feira (21/06), na Câmara Municipal de Santarém, durante a abertura dos trabalhos da pré-convenção partidária que consolidou a Coligação Santarém Urgente! (CSU!) formada por um partido socialista e dois trabalhistas: o PCdoB (Partido Comunista do Brasil), o PTN (Partido Trabalhista Nacional) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). 


O PCdoB e o PTN vêm trabalhando juntos desde o ano passado, com participação efetiva no Movimento Tapajós Sempre, que atuou na campanha do plebiscito pelo Estado do Tapajós. O PTB se juntou aos dois no início deste ano.

O presidente dos trabalhos, João Paiva Albuquerque (PCdoB), fez a afirmação e foi ovacionado pelo mais de 400 filiados e simpatizantes dos três partidos presentes ao ato, que juntos lançaram uma chapa com 40 pré-candidatos a vereador.

As propostas apresentadas durante a pré-convenção serão referendadas na convenção conjunta dos três partidos, marcada para o dia 30/06, quando poderão receber o apoio de outras siglas partidárias. Até lá, os três partidos podem definir se apoiam uma das candidaturas já lançadas ou se lançam um candidato próprio.

Inácio e Zé Maria: conversações
Candidatos - Todos os 25 partidos constituídos em Santarém foram convidados para o evento, mas compareceram apenas representantes do PMDB e do PT, através de seus pré-candidatos à prefeitura José Maria Tapajós e Inácio Corrêa, respectivamente, que sentaram à mesa dos trabalhos durante a abertura da Pré-convenção com o Hino Nacional.

Os dois pré-candidatos do PMDB e do PT falaram aos convencionais e se colocaram à disposição para discutir uma parceria nas eleições. Os três partidos coligados já tiveram uma conversa com Zé Maria no início da semana e devem realizar neste sábado, um encontro com Inácio Corrêa.

Das candidaturas até agora apresentadas, estas são as que mais têm chances de receber o apoio da primeira coligação de partidos para a eleição proporcional (vereadores), lançada oficialmente para as eleições de 2012.

Alguns dos 40 candidatos a vereador da Coligação Santarém Urgente!
Mas os líderes da coligação não descartaram a possibilidade de apresentar nomes de filiados do PCdoB, PTN e/ou PTB, para a disputa deste ano. “Não queremos participar de uma coligação apenas para receber apoio financeiro para nossos candidatos. Queremos discutir propostas urgentes para Santarém, que completa esta semana 351 anos e merece um futuro melhor”, disse João Paiva, ao justificar o nome da coligação.

A mesa que presidiu os trabalhos da Pré-convenção

Partidos querem investimento 
em ciência e tecnologia

Ninos: proposta de marketing
A pré-convenção da CSU! teve como mestre de cerimônias o professor-doutor Anselmo Colares (Ufopa). A mesa dos trabalhos foi presidida por João Paiva/Zé Luiz Martins (PCdoB), Anderson Augusto/Raimundo Rêgo (PTN) e Beto Frazão/Fernando Pinto (PTB). Estava presente, também, a professora Ana Elizama, presidente do PTN de Mojuí dos Campos.

O nome da coligação e a estratégia de marketing foram apresentados pelo jornalista Jota Ninos (PCdoB), sendo aprovados pelos convencionais.
 
O geógrafo Daniel Fernandes (PCdoB), apresentou a Proposta de Diretrizes para um Plano de Governo de uma Santarém Urgente, documento com vários itens que a coligação vai oferecer para o debate com outros partidos e que prevê, entre outras coisas, a criação de uma política de incentivo à Ciência e Tecnologia no município como forma de ajudar nos programas de desenvolvimento da cidade e da região.

Fernandes: Ciência e Tecnologia
Segundo Daniel, a ideia da CSU! é aproveitar a produção e os estudos que circulam nas Instituições de Ensino Superior (IES) existentes em Santarém, para alimentar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, à partir da vocação regional.

"Santarém já é uma cidade universitária e não se pode desperdiçar o conhecimento que vem sendo gerado nestas instituições, visando uma cidade com perspectivas para o futuro", concluiu o militante comunista, que é professor do IFPa e membro do Consup daquela instituição, representando o oeste do Pará.  

Nenhum comentário: