terça-feira, 12 de junho de 2012

IHGTap vai realizar “Rodas de Conversa” sobre história e geografia


Tirar o conhecimento histórico e geográfico dos centros de pesquisa e levar para o meio do povo. Este é o objetivo das “Rodas de Conversa”, eventos a serem realizados mensalmente, à partir de julho, pelo Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap. A decisão foi uma das mais debatidas entre os membros do instituto, que realizaram ontem (11/06) a primeira assembleia geral ordinária da instituição, fundada em 23 de março deste ano.

Para Paulo Lima, membro do IHGTap, historiador e jornalista carioca, radicado em Santarém e autor da ideia, “as Rodas de Conversa serão uma oportunidade de popularizar o conhecimento sobre os dois temas, tirando o caráter academicista de uma palestra em auditório e transformando-a num bate-papo informal entre pesquisadores e população, no meio da rua”. As “Rodas de Conversa” serão realizadas sempre no primeiro sábado de cada mês, tendo dois membros do IHGTap responsáveis pela mediação dos encontros, que acontecerão em locais públicos a serem definidos. 

Membros do IHGTap em recente reunião
O primeiro encontro será no dia 7 de julho em local ainda a ser definido e terá como tema “Tapajós, primeiras notícias”, falando sobre os pesquisadores que andaram por esta região antes e depois do período colonial brasileiro e o que disseram sobre esta parte da Amazônia. Este primeiro encontro será organizado pelo professor-doutor Anselmo Colares (Ufopa), vice-presidente do IHGTap e pela doutora em antropologia, Iza Tapuia, com a participação de todos os membros do instituto.

Organização - A reunião do IHGTap realizada ontem com a presença de vários membros, foi para definir o calendário de atividades do instituto para o restante do ano. Segundo o padre Sidney Canto, presidente da entidade, a prioridade até o final do ano é legalizar o instituto para facilitar a busca de recursos que viabilizem as atividades de coleta, catalogação e preservação de documentos históricos que os pesquisadores farão nos próximos anos. 

Além das "Rodas de Conversa", o IHGTap deve participar de um evento conjunto no final do ano, com a ALAS - Academia de Letras e Artes de Santarém, quando lançará sua primeira revista anual contendo textos de pesquisas históricas de seus membros, que este ano homenagearão os bispos Dom Floriano Loewenau e Dom Thiago Ryan, além do maestro Wilson “Isoca” Fonseca, que completam centenário de nascimento. Outro homenageado será o músico Sebastião Tapajós, que completou 70 anos de vida recentemente. 

Secretário e presidente do IHGTap,
coordenando AG de ontem
O IHGTap foi criado em 23 de março de 2012, com a presença do presidente do IHGB – Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, Arno Weling, e conta no momento com cerca de 35 associados, efetivos e colaboradores. “Vamos publicar edital para a apresentação de novos sócios”, disse o presidente ao informar que a meta do IHGTap é ter pelo menos 60 membros efetivos da região oeste do Pará, nos próximos anos, que se interessem em contribuir com o trabalho de pesquisas sobre documentos históricos e mapas geográficos com a entidade, além de aceitar a participação de sócios colaboradores de Belém e de outros estados brasileiros.

Nenhum comentário: