sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Dia "D"

Hoje é o dia "D" de quem quer mudar de partido para enfrentar as eleições de 2006.
Em Santarém, o quadro pode já estar definido, mas há quem diga que por todo o dia de hoje, políticos sem mandato ou vereadores, devem se filiar em outros partidos para disputar as próximas eleições.
O PL já perdeu, ontem, um dos três vereadores eleitos em 2004: Valdir Mathias Jr. assume o PV e deve ser candidato a deputado estadual. Antes dele, outros três vereadores já haviam abandonado seus partidos de origem: Marcela Tolentino (migrou do PFL para o PDT), Luis Alberto (deixou o PSDB pelo PPS) e Reginaldo Campos (saiu do PTB para o PSB). Os dois últimos também podem tentar uma vaga na Assembléia Legislativa.
Há fortes indícios que o vereador e ex-prefeito Ruy Corrêa assine ainda hoje a ficha do PMDB, retornando ao partido para tentar uma vaga na Câmara Federal. Mas é possível que Ruy, na última hora, acabe ficando mesmo no PP, desde que tenha uma vaga garantida para disputar as eleições. Outro que poderia deixar a bancada do PL, seria Emir Aguiar, mas ao que parece resolveu no partido para tentar uma vaga na AL, com uma diferença: não deverá fazer dobradinha com o ex-prefeito Lira Maia, e sim com o deputado federal (natural de Santarém) Raimundo Santos, do mesmo partido.
Previsões por baixo, indicam que em 2006 teremos na região oeste do Pará, algo em torno de 20 candidatos para disputar as 41 vagas da Assembléia Legislativa . O resultado é só um: elegeremos, se muito, um ou dois candidatos.
Nossos políticos continuam olhando primeiro para suas ambições pessoais, do que para as necessidades regionais. A pulverização de votos com tantos candidatos favorece candidaturas de Belém no processo.
Assim, nunca teremos uma representação consistente para que os interesses da região, entre eles a criação do estado do tapajós, entrem na pauta do dia. Para deputado federal, já estão confirmadas pelo menos três candidaturas da região. Mas não duvidem que o número dobre.

Nenhum comentário: