domingo, 3 de abril de 2005

AL repudia divisão

Segundo O Liberal deste domingo, a maioria dos 41 deputados que compõem a Assembléia Legislativa, é contrária à redivisão do Pará.

O jornal diz que ouviu 39 dos 41 deputados e ressalta que dos deputados eleitos pela região oeste do Pará, apenas um se declarou favorável: Antonio Rocha (PMDB). Paulo Roberto Mattos (PMDB) e Airton Faleiro (PT), teriam declarado que precisam “consultar suas lideranças”; Júnior Ferrari (PTB), que é de Oriximiná, desconversou e ficou em cima do muro.

A reportagem não relata os nomes de Valdir Ganzer (PT) e José Megale (PL), ambos com raízes na região (talvez sejam os dois únicos que não foram ouvidos.

Se for verdade essa informação, é no mínimo estranha a postura de Paulo Roberto Mattos que foi deputado constituinte e defensor de uma das primeiras versões de criação do Estado do Tapajós, derrotada no Congresso pela articulação contrária do ex-deputado Arnaldo Moraes Filho (PMDB), de Alenquer.

Já Airton Faleiro, líder sindical da Transamazônica, recentemente transferiu seu domicílio eleitoral para Santarém, onde teve sua maior atuação na década de 80, quando o maior líder era Valdir Ganzer e este era deputado federal em meados dos anos 90, tendo se recusado a apresentar seu voto de líder de bancada, quando a proposta do ex-deputado Hilário Coimbra (PTB) foi colocada em votação no colégio de líderes.

Isso gerou um mal estar em Santarém e levou à Brasília uma comissão de lideranças do PT, à frente o então vice-prefeito Everaldo Martins e a vereadora Socorro Pena, que conseguiram arrancar do Diretório Nacional do Partido a garantia que quando o Estado Tapajós voltasse a entrar em pauta, o PT não mediria esforços para aprová-lo...

Nenhum comentário: