domingo, 2 de outubro de 2005

Imagens de domingo

No meu primeiro domingo livre da responsabilidade de editar um jornal, dei uma volta por alguns pontos da cidade que sempre me encantaram desde que cheguei aqui, em março de 1978.
Com uma máquina digital na mão, testei meu potencial como fotógrafo e registrei as seguintes imagens:
O coreto da praça da Matriz, parte do complexo arquitetônico que vai da praça Monsenhor José Gregório até a praça do relógio. Uma sugestão à Maria do Carmo: já que a onda é revitalizar praças, porque não fazer isso nestes cartões postais? A da Matriz até que não está feia, mas a do Relógio e adjacências...
A foto acima é o 3 x 4 de uma tragédia urbana contra o patrimônio histórico de Santarém. O velho sobrado apela para que se PARE com o seu abandono. Ele está novamente à venda, mas na verdade, seu abandono é uma morte lenta, até que ele caia, e surja em seu lugar algum prédio moderno e frio.
Quando é que alguma autoridade vai criar vergonha e salvar um dos poucos prédios de arquitetura tão bonita, que pede socorro?

Para encerrar essa primeira série de fotos, uma cena lúdica que eu vivenciei logo nos primeiros meses que aqui cheguei, o joguinho de praia em frente ao antigo Hotel Uirapuru. Nunca fui craque, mas pelo menos sempre tive vaga, nem que fosse no "time da grade". A praia voltou a ser limpa para a prática deste esporte, quem sabe um dia desses vou lá lembrar dos meus tempos de Robinho (com cãimbra)...

Nenhum comentário: