quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tribunal do Júri fecha o ano julgando crime de 2011


O réu preso Erasmo Conceição Rocha, o conhecido "Zagaia", de 28 anos, será o último réu a ser julgado pela 10ª Vara Penal de Santarém, nesta quinta-feira, 13/12, a partir das 08h00. A sessão começará com a diplomação da última turma de jurados e o sorteio da primeira turma de jurados de 2013. 

"Zagaia" é acusado de matar com quatro facadas, no dia 25/05/2011, o servente de pedreiro Jardel Sousa da Costa, que à época tinha 35 anos. Os dois bebiam num bar e Jardel tirou brincadeiras com "Zagaia", que não gostou e saiu para buscar uma faca e teria aplicado as facadas na vítima.

O réu responde ao crime de  Homicídio Qualificado por Motivo Fútil, cuja pena varia de 12 a 30 anos. Debaterão no plenário o promotor público Evandro Ribeiro e o defensor público Daniel Archer, sob a presidência do juiz Gerson Marra Gomes.
Juiz Gérson Marra Gomes
lendo sentença.

Passional -  No penúltimo júri do ano, ocorrido ontem e que terminou por volta de nove da noite, o corpo de jurados da 10ª Vara Penal adotou uma posição salomônica, ou seja, acatou parte da tese da Defesa  e parte da tese da Acusação.

Por conta disso o braçal Elielson Castro das Neves, vulgo "Tatuagem", de 39 anos, acusado de tentar matar com uma facada sua companheira Maria da Conceição Ferreira Ramos acabou condenado por Tentativa de Homicídio Simples, que resultou numa pena aplicada pelo juiz Gerson Marra Gomes de 03 anos, 7 meses e 28 dias, em regime aberto.

O caso era de Tentativa de Homicídio Duplamente Qualificado, pelo motivo fútil (ciúme) e sem chance de defesa. O Ministério Público, através do promotor Evandro Ribeiro, resolveu pedir que os jurados não aplicassem a  primeira qualificadora. Já a Defesa, através do defensor público Vinicius Toledo, pediu para que fossem tiradas as duas qualificadoras, o que acabou ocorrendo.

O crime ocorreu no município de Belterra, no dia 17/12/2004, quando "Tatuagem" chegou mais uma vez embriagado e passou a discutir com a vítima que vivia com ele há 12 anos. Ela teria dito que não queria mais viver com ele, e por isso, ele usou da faca dizendo que "se não quer viver comigo, não vai viver com ninguém", segundo consta nos Autos. Conceição foi esfaqueada uma única vez nas axilas, mas teve força de expulsar de casa a remadas seu companheiro, e depois foi levada ao hospital.
====================

Atualizado ás 23h00 de 13/12/2012:



A maioria dos jurados definiu pela condenação do réu Erasmo Conceição Rocha, que matou com quatro facadas Jardel Costa, em maio do ano passado. O juiz Gerson Marra Gomes leu a sentença por volta de 21h00 e aplicou a pena de 13 anos, 5 meses e 15 dias, em regime fechado. O réu estava preso e não terá o benefício de recorrer em liberdade. 

A  defesa representada pelo defensor público Daniel Archer, ficou de analisar se recorre da Sentença. O promotor Evandro Ribeiro comemorou o resultado junto com o assistente de acusação contratado pela família, Marcos Nadalon. O Tribunal do Júri volta a se reunir no dia 08/01/2013.

Nenhum comentário: