sexta-feira, 9 de maio de 2014

O renascimento de um blog

Como bom descendente de grego sempre gostei de simbologias para definir meus atos. Adoro datas simbólicas que podem definir o encerramento de um ciclo da vida e o recomeço de outro. Acredito que é dessa forma que podemos repensar o passado e começar a reconstruir o futuro, no presente.
Já reativei este meu blog diversas vezes. Em cada uma delas renasci. E por vários motivos parei de postar, mas sempre acreditando que um novo ciclo de postagens viria.
Mas afinal, o que esse blog tem de importância em minha vida? É isso que quero compartilhar nesta nova postagem, que espero seja a primeira de muitas do novo ciclo de vida que estou vivendo: o ciclo do renascimento, em todos os sentidos.

Blogs: 20 anos de história na internet

No próximo mês de setembro, a invenção do jornalista americano Justin Hall (foto ao lado) completa 20 anos na internet. Ele criou o que se considera ser o primeiro blog do mundo, ainda sem ter essa denominação. O que era pra ser um registro diário pessoal na web (ou um “weblog”, de onde se cristalizou o nome final de “blog”), invadiu redações de grandes empresas de comunicação ou saiu delas para dar voz aos jornalistas que não conseguiam dizer o que queriam em seu trabalho. Para saber mais sobre a história cronológica dos blogs na internet, vale a pena acessar este link.
Hall: o primeiro blogueiro
Mas a facilidade de acesso à internet e a criação de uma ferramenta mais simples do que um site, podendo ser utilizada de forma gratuita, fez com que milhões de blogs fossem sendo criados por qualquer internauta para discutir os mais variados assuntos. Surgia o termo “blogueiro”, para identificar as pessoas que postavam nestes espaços. Virou uma febre, e pode-se dizer hoje que chega a ser até uma profissão ou pelo menos uma fonte de renda para muitos internautas, antes anônimos.

Da primeira à última postagem

Quando criei meu blog em março de 2005, a utilização desta ferramenta de comunicação já vinha se proliferando no espaço cibernético mundial há 11 anos, mas poucos jornalistas de Santarém usavam esta ferramenta. A blogueira pioneira de Santarém, entre os jornalistas, foi a colega Wal Nascimento, ex-repórter da TV Tapajós que criou o blog Bicho da Goiaba (hoje, desativado) onde postava algumas informações sobre os bastidores da redação e suas humoradas impressões sobre vários temas. Num blog coletivo da 1ª turma de Jornalismo de Santarém, um ano depois, esse trabalho foi destacado.
Wal não tinha a pretensão de fazer um blog informativo com notícias do dia-a-dia, mas serviu para incentivar pessoas – como eu – que ainda engatinhavam na seara cibernética, a criar um espaço próprio de informação e opinião. Antes de mim, o colega Jeso Carneiro criava aquele que é considerado até hoje o “pai” dos blogs jornalísticos da região oeste do Pará, que surgiu postando informações produzidas na redação do jornal Gazeta de Santarém, do qual era chefe de redação, para se tornar praticamente um grande fórum de debates, onde anônimos tinham (e tem) espaço garantido para comentar e muitas vezes são a própria fonte da notícia. Isso levou muita gente de outras redações a se pautar pelo blog e passar a colaborar com ele. Hoje, eu mesmo ainda colaboro com o blog com poesias ou artigos sobre temas diversos. 
De lá para cá, a blogosfera tapajoara se inundou de dezenas blogs e já existe até uma Associação de Blogueiros. Como disse recentemente em meu perfil do Facebook, nesse mundo de blogs e blogueiros nem tudo é maravilha, mesmo quando alguns tentam se aglutinar numa associação. Mas afora os embates ideológicos e a fogueira das vaidades que está inserida no contexto dos que trabalham com a comunicação, todos acabam contribuindo para uma reflexão sobre as rápidas mudanças da sociedade, até mesmo quando se utilizam de sensacionalismos baratos ou estão a serviço de grupos partidários... 
Mais uma cara nova do bloguinho
Mas voltando ao meu blog, da primeira postagem em 10 de março de 2005, até a última quase um ano atrás, no dia do meu aniversário, foram até hoje apenas 711 postagens quase nunca diárias. E com diversas paradas e retomadas, tornando-o quase que um “filho enjeitado”. Este, nunca foi um blog apenas informativo. Acima de tudo é opinativo, já que como jornalista sempre trabalhei mais na produção de artigos e crônicas sobre temas diversos, usando a experiência das redações. 
Por adorar história, gosto muito de fazer postagens extensas, com muitos detalhes históricos e cronológicos, sempre com o intuito de contextualizar os eventos comentados. Esse novo “renascimento” é simbólico porque, prestes a completar 30 anos de profissão e 51 anos de vida, sinto alcançar a plenitude como ser humano que se reinventa a cada dia. E nesse "renascimento", modifico mais uma vez o visual do blog, sem contudo mexer na estrutura que organizei nos últimos anos. 

Do nascimento ao renascimento

"Grávidos"
Nos próximos dias, nascerá meu quinto rebento fruto de uma nova relação amorosa das tantas que tive, com uma pessoa que hoje me completa e me rejuvenesce, a bacharel em Direito, Ana Charlene (foto ao lado). O nascimento de Nicole não é mais importante dos que foram os dos outros quatro filhos: Carla, Helena, Thiago e Georgios. E nem é mais importante que o nascimento de duas netas: Saloniki (Helena) e Sophia (Thiago). Mas é o sinal de um renascimento que venho construindo nos dois últimos anos, na tentativa de consolidar minha passagem por este mundo e, quiçá, demarcar novos territórios.

Nicole é antes de tudo um desafio para que eu tente cuidar mais da minha saúde, para poder guiar os primeiros passos desta criança do século 21. Ela é meu renascimento, e por acompanhar de perto e vivenciar uma gestação de forma mais partícipe, me sinto até um militante da causa do “renascimento do parto”, que detalharei posteriormente.

E que meu eterno "filho enjeitado”, este mísero blog, possa renascer agora e ter uma vida mais longa e constante.

Nenhum comentário: