domingo, 7 de outubro de 2012

Mais de 350 razões para votar em vereadores


Esse é o total de candidatos aptos às 21 vagas da Câmara Municipal este ano. O número era maior no início de julho, quando começaram os registros de candidaturas. Dos 30 partidos existentes no Brasil, apenas 27 estão criados em Santarém e somente 24 apresentaram candidatos nestas eleições, segundo dados do TRE.

O total de candidaturas registradas em julho foi de 379, sendo 257 homens e 122 mulheres. Mas 07 candidatos (5 homens/2 mulheres) renunciaram antes mesmo de serem liberados ou não pela Justiça Eleitoral. A grande maioria por entender que não era sua hora, ou porque preferiu apoiar outro candidato. Este foi o caso do ex-prefeito Ruy Corrêa, que se registrou, mas preferiu aderir à candidatura de seu primo Maurício Corrêa, que estreia no novo partido PSD.

Além das desistências, a Justiça Eleitoral impugnou outras 21 candidaturas (09 homens/12 mulheres), por irregularidades no registro. Os dois indeferimentos que mais causaram impacto foram os do filho do deputado Antonio Rocha, Erlon Rocha (PMDB) e do delegado Jardel Guimarães (PDT), ambos tidos como francos favoritos para duas vagas.

Ao final, sobraram 351 candidatos, sendo 248 homens e 103 mulheres. Desse total de candidatos, 316 são paraenses (272 santarenos e 44 de outros municípios do Pará). Mas trinta e cinco candidatos são nascidos em outros estados, assim distribuídos: nove do Maranhão, seis do Amazonas, cinco do Ceará. Amapá, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul tem dois representantes cada entre os candidatos, enquanto que Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Roraima tem apenas um representante cada. 

Nota-se que o número de representantes do Nordeste, especialmente do Ceará diminuiu muito, provavelmente em função da criação do município de Mojuí dos Campos, que concentra o maior número de representantes daquele estado e região, e cujos candidatos ficaram por lá mesmo, para tentar a primeira Legislatura do novo município.

Daqui a pouco outras curiosidades sobre os candidatos a vereador e os meus palpites sobre eleitos.

Nenhum comentário: