Depois de muito tempo sem postar neste pobre blog, começo 2018 com essa postagem em homenagem a mim mesmo...rs
Explico a seguir.
Pra quem ainda não sabe, sou filho de grego e até fui batizado pela igreja deles quando pequeno (depois comunguei na igreja católica, e por fim resolvi ficar "à toa na vida", como diria Chico Buarque). A Grécia tem como principal religião o Catolicismo Apostólico Ortodoxo, surgido do primeiro cisma da igreja cristã, em 1054.
Uma das grandes tradições gregas é comemorar o dia do santo ao qual a pessoa deve seu nome, já que a maioria do povo grego segue fielmente sua religião. Quem tem o nome de um santo da Igreja Católica Ortodoxa, festeja esse dia como particularmente seu.
Familiares e amigos visitam o “aniversariante onomástico” do dia e o felicitam, e até dão presente. Para os gregos, o dia equivalente ao onomástico do santo é mais importante que o próprio aniversário da pessoa!
Também é, de certa forma, um bom pretexto para esconder a idade, pois nunca se comemora o dia do nascimento da pessoa. Às vezes, no âmbito familiar, alguém recorde a data, mas sem comemoração, pois a data onomástica santa é a festa mais tradicional.
No meu caso, como sou um João (pra quem não sabe), o meu dia de “comemoração onomástica” de acordo com a tradição grega é hoje: 07 de janeiro!!!
Como não sou chegado às religiões, apesar de respeitá-las, resolvi entender porque recebi hoje um PARABÉNS, em grego, de parentes, pelas redes sociais. Recebi outras vezes, mas nunca me liguei pra isso. Fui a fundo no São Google (esse sim, onisciente e onipresente no nosso cotidiano...rs), para desvendar esse mistério.
No Cristianismo Apostólico (Romano ou Ortodoxo), há vários Joões santos. Os dois mais importantes são o Batista - aquele que batizou Jesus e perdeu a cabeça numa bandeja - e o Teólogo, que foi um dos apóstolos de Jesus.
Na Grécia, comemora-se como dia onomástico dos Joões, na Igreja Ortodoxa, o dia da Sinaxe de João Batista, ou seja 07/01, dia em que sua mão foi trazida e enterrada em Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa, no início do Cristianismo.
Então, hoje 07 de janeiro, parabenizo todos os meus xarás Joões gregos (e Joanas, também). É como se diz em grego: CHRONIA POLLA! (algo como “muitos anos de vida” ou “parabéns!”).
Nenhum comentário:
Postar um comentário