terça-feira, 30 de agosto de 2005

Crise não inspira Chico Buarque

SÃO PAULO (24/08/2005) – “Voltei a compor letras, mas não pretendo criar um samba para o mensalão”, brincou o músico e escritor Chico Buarque de Holanda durante o prêmio Zaffari & Bourbon de literatura, em Passo Fundo (RS), quando recebeu R$ 100 mil por seu romance Budapeste, de acordo com o jornal “O Estado de S.Paulo”. O prêmio foi entregue na 11ª Jornada Nacional de Literatura.

“O Brasil está com a alma ferida com o que está acontecendo, mas é bom que isso esteja acontecendo”. Segundo o jornal, Chico disse que acompanha diariamente o noticiário, mas ainda não conseguiu formular uma opinião sobre a crise e afirmou concordar com a intelectual Marilena Chauí, que prefere o silêncio por ainda não ter o que dizer.

O músico revela que votou em Lula, está triste com a realidade, e que espera que tudo isso não provoque apenas “alegria raivosa de quem não votou nele”.
Chico contou que compôs cinco músicas antes dos escândalos e pretende continuar criando sem se envolver com a realidade. “Também não posso estar certo de que a situação não vá interferir na minha criação”. Com o dedo mindinho da mão esquerda imobilizado devido a uma contusão no futebol, disse que, por ora, não pode tocar violão.

O retorno à música confirma a alternância que Chico Buarque mantém com a literatura, de acordo com o “Estado”. “Só escrevi Estorvo quando me senti preparado, caso contrário, seria desastroso”, diferente da maioria de suas músicas, compostas na juventude, já que a literatura exige mais reflexão e menos arroubo. “Aprendi que jogar fora escritas mal resolvidas também é escrever; na verdade, eliminar material ruim é sinal de boa escrita”.
Comentário: quem acompanhou me blog e minhas participações em outros blogs nos ultimos meses, ou como entrevistado em programas de TV, sabe como tenho extravasado ódio e revolta pela PaTuscada da gangue do Zé Dirceu. Sempre idolatrei Lula e Chico pela integridade de ambos. Ainda hoje quero crer que Lula não tenha tido uma relação direta com tudo o que aconteceu e ao ver um consternado Chico dar esse depoimento, sinto que estamos no mesmo barco. Tenho dito que o Lula deveria renunciar e tentar salvar sua biografia pedindo desculpas pela cagada petista. Mas ele insiste em se manter impávido no trono. O rei está nu, quem avisa o rei? (enquanto isso, o "príncipe" posa de bom menino... Vai te catar FHC!)

Nenhum comentário: