segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Bolsonaristas espalham meme de site de humor da direita como se fosse verdade

 Até o chefe do SAMU, em Santarém, caiu na armadilha e espalhou a Fakenews...

Santarém (PA) - Como muitas pessoas, principalmente da área da enfermagem, recebi hoje uma suposta afirmação de Lula - após a decisão de um ministro do STF ter suspendido a Lei que determinou a fixação do piso salarial da Enfermagem - que por si pode-se perceber que ele nunca diria isso. 

Acostumado a fazer checagem de Fakenews, comecei a fazer busca do desmentido através do Google, e vi vários bolsonaristas em seus perfis espalhando a mesma notícia de um tal de @Joao55783531, que se auto-intitula "Carioca de Vila Isabel": 


Procurei o perfil desse tal João e é um dos milhares de bolsonaristas que espalham toda sorte de informação, sem qualquer checagem. Mas um famoso ex-BBB, o jornalista Adrilles Reis Jorge, comentarista político de Direita da Jovem Pan, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pelo qual é candidato a deputado federal por São Paulo, ajudou a multiplicar a suposta informação em seu perfil no Twitter Adrilles Pistola:


 



Após algum tempo saiu uma nota do site de checagem de Fakenews do PT:

Mas para mim isso não era suficiente. Precisava de uma informação dos sites de checagem independentes como o Boatos.org Ao Fatos  entre outros. Como não encontrei, aproveitei a folga do meu trabalho no Judiciário, hoje, e resolvi remexer com meu blog que andava quietinho, pra postar o resultado de minhas buscas. 

E fui mais fundo na pesquisa, dentro do Twitter, até encontrar o perfil humorístico vinculado ao site de Direita, O Antagonista (aquele que sempre defendeu o juiz Sérgio Moro e a Lava-jato). O nome do perfil é O Otarianista, e produz memes da Direita, para se contrapor ao Sensacionalista, que é anti-bolsonarista e com humor mais afiado, e que é tachado de esquerdista pelos seguidores do presidente Jair Bolsonaro.



E o próprio perfil revela que a postagem é sua e diz que é uma "brincadeira"...

Se mostra "espantado" com a repercussão nas redes sociais...



Reparem que no meme não se faz a vinculação da "frase dita pelo Lula", com a notícia do STF. Isso vai aparecer na postagem do tal "João, carioca de Vila Isabel"...


Eles publicaram "despretensiosamente" o meme pra "zoar" o Lula, mas logo em seguida, a rede de Fakenews bolsonarista se encarregou de transformar em verdade...



Além dos já citados, é possível encontrar a mesma "citação de Lula", num vídeo de outro candidato a deputado federal bolsonarista, um tal de Coronel Tadeu. 



Em Santarém, o chefe do SAMU, filiado ao Republicanos, Joziel Almeida, foi um dos principais disseminadores dessa Fakenews, conclamando sua categoria a se posicionar com a citação de Lula, que o deixou "revoltado" (foto à direita).



 

Os movimentos de organização da enfermagem no Brasil tentam chamar a a atenção pra que ninguém caia tão fácil nessas armadilhas, através de um vídeo que já circula entre eles:


Faltam menos de 30 dias para o fim das eleições. Muitas Fakenews vão continuar sendo espalhadas para ludibriar o eleitor. Por esse exemplo pode se ver como um meme de Direita contra o líder das pesquisas, pode se espalhar Brasil afora, compartilhado por pessoas desatentas ou com intenção de espalhar inverdades.

Quando estava finalizando a montagem desta postagem, vi que alguns sites de checagem já desmentiram a informação, mas nenhum deles foi a fundo para ver que a origem da Fakenews foi um meme no site de humor da Direita O Otarianista.


Nenhum comentário: