terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mais um retorno, de tantos eternos retornos...

Os poucos leitores que ainda tentam me acompanhar por este pobre blog, sabem da minha incapacidade de mantê-lo sempre atualizado. Isso ocorre desde que o lancei em 31 de março de 2005!! O principal motivo são as muitas atribuições que acabo assumindo como ativista social nas diversas áreas, principalmente as de cunho cultural e artístico, além das limitações de horários de minha função principal de Analista Judiciário do TJE/PA, como auxiliar do juiz da Vara do Tribunal do Júri. 

Mas sempre retorno do mundo das trevas e volto a postar...E sempre acreditando que não pararei novamente...

Depois de quase três anos parado, retornei em maio deste ano e consegui arrastar aos trancos e barrancos minhas pequenas publicações por alguns meses. Consegui em alguns momentos ter grande audiência, principalmente por causa da cobertura de alguns eventos, em função de minha posição privilegiada. Isso até me causa, às vezes, o dissabor da incompreensão de quem não gosta de que haja transparência em alguns atos que são públicos por natureza, como uma sessão do Tribunal do Júri, por exemplo. 

Com a aproximação das eleições deste ano houve um interesse maior em minhas postagens, por trabalhar muitos anos na cobertura dos bastidores da política e fazer pequenas análises do que acreditava ser interessante divulgar. O período de campanha eleitoral começou (julho) e meu envolvimento direto com esse processo (por conta de minha filiação no PCdoB) me afastou novamente do blog. Trabalhei na eleição, diretamente, articulando com partidos e apoiando a campanha de candidatos que decidi ajudar. Por pouco cedi à tentação de ser um deles, mas felizmente, no undécimo minuto recuei.

Minha atuação na campanha foi produzindo programas de vereadores do partido e dando apoio à candidata que o PCdoB resolveu apoiar, a professora Lucineide Pinheiro (PT). Minha militância ficou evidente nas redes sociais, principalmente no meu perfil do Facebook. Por conta disso, acabei até rompendo algumas parcerias profissionais que mantinha no campo jornalístico, já que alguns colegas que atuavam do outro lado não gostaram de alguns posicionamentos meus. 

No dia das eleições (07/10) retornei para alguns posts e no último (anterior a este) cheguei a anunciar que indicaria os nomes que eu acreditava que se elegeriam. Minha intenção era apresentar os nomes que surgiam das conversas de bastidores, mas por estar envolvido no processo e ao mesmo tempo atuando na direção do programa da Rádio Rural de Santarém sobre a apuração, desisti da postagem, por falta de tempo e até por receio de que pudesse parecer campanha velada...

Após o programa e com os resultados saídos da urna, resolvi hibernar mais uma vez, mas sempre pensando em voltar. Acho que sempre tenho muito a contribuir escrevendo. Mesmo que seja pra levar cacetadas, por minha disposição de dar a cara à tapas, quase sempre dizendo o que outros não diriam (ou simplesmente dizendo o óbvio ululante). Me exponho francamente, pois nunca gostei de silenciar diante do que vejo. Isso não significa que eu esteja certo em minhas convicções. E por conta disso, recebo ataque gratuitos de pessoas que preferem a hipocrisia do silêncio. 

Mas meu grande mestre no jornalismo, Manuel Dutra (que até se convenceu de entrar no Facebook, após várias insistências minhas), apesar de todas as atribuições e viagens, mostra que rejuvenesce a cada dia, com suas postagens no blog que mantém na internet. E sempre me sacode para voltar a postar "nem que seja uma foto com legenda, pois fotografia é notícia", diz, sempre, ele.

Mas tenho que admitir que pelo menos num ponto alguns dos meus detratores podem até ter tido razão: minha participação direta em alguns eventos, que implicam em assumir uma postura ideológica, podem em algum momento contaminar minha tentativa de ser sensato. E até paguei um preço por isso, com ataques vis à minha pessoa em jornais e blogs de antigos parceiros que me entristeceram. Não lhes guardo rancor, mas se não querem manter as velhas parcerias, paciência! Assim como multiplico amigos, também coleciono adversários ou inimigos. Isso é natural, pois nem os deuses tem a unanimidade... 

A bela e a fera.
Talvez isso tenha me afastado do blog também, mas não posso creditar meu desleixo a isso. Na verdade, minha vida tem andado bagunçada e só começou a entrar no eixo (ou quem sabe se perdeu de vez... rs), quando meu coração passou a ter uma nova inquilina, uma jovem e brilhante acadêmica de Direito, chamada Ana Charlene (foto ao lado), com quem tenho dividido as angústias do dia-à-dia nos últimos seis meses (Uau, uma eternidade!). O amor rejuvenesce e o blog começou a exigir minha volta, mas mesmo assim resistia em voltar a escrever. Ela foi mais forte e retornou a postar no seu blog perdido em um Lugar Qualquer do mundo virtual onde sempre escrevia suas "bobagens rimadas", como ela diz.  

Nos últimos dias me envolvi num evento que surgiu quase que por acaso, por conta de minha indignação estampada numa postagem, no Facebook (minha trincheira virtual nos últimos tempos), sobre o maior crime ambiental que a cidade de Santarém vivencia nos últimos anos, por conta da sanha de uma empresa imobiliária que antecipa os problemas que teremos nos próximo anos com o tal do progresso. Isso me levou a convocar, junto com outras pessoas, o ABRAÇO AO JUÁ, pelo Facebook.

Volto hoje, 11/12, às vésperas deste ato público (Abraço ao Juá), mas principalmente em mais uma madrugada sem sono (notívago que sou...) em que me recordo que há um ano estávamos todos (de Santarém e oeste do Pará) envolvidos numa grande luta: O PLEBISCITO PELA CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS

Nos próximos posts falarei disto, do Abraço do Juá e em breve uma reflexão pessoal sobre as eleições deste ano, que venho preparando desde o final do processo eleitoral. Agora, o sol bate na janela e me avisa que mais um dia está chegando, e que daqui a pouco terei que vestir minha "capinha do Batman" e atuar em mais um júri popular... (rs)

Aqueles que gostam do que escrevo, torçam para que eu tenha forças de continuar as postagens. E aqueles que não gostam, continuem torcendo para que eu pare de escrever em definitivo, pois a melhor verdade, para alguns, é aquela que nunca é dita...

P. S.: Espero que o mundo não acabe dia 21/12 e minha volta tenha sido tardia (rs).

Um comentário:

Ronaldo disse...

Torço para que suas forças não acabem. Pois, gosto de ler seus artigos. Abralos Ninos.