sábado, 30 de abril de 2005
Radialista absolvido
O próprio promotor, Aldo Saife, pediu a absolvição do réu por não ter elementos suficiente para pedir sua condenação. A viúva do garimpeiro Nélson uchoa, em seu depoimento confirmou que seu marido teria assumido que disparou contra o jovem Gilberto Seade em 12 de novembro de 1985, quando da confusão no comicio de encerramento da campanha de Ronan Liberal á prefeitura.
A defesa, tendo à frente Edinaldo Mota (Defensor Público) e mais três advogados (entre eles Wilton Dolzanis) reforçou a tese da negativa de autoria, aceita pelo júri.
Francisco Salles, apresentador do programa Flash da TV Santarém, chorou na hora do anúncio do veredito e beijou os pés da imagem de Cristo no salão do júri.
sexta-feira, 29 de abril de 2005
Radialista no júri
Ainda sobre tecnologia...
"Transmissão de voz pela internet ameaça a sobrevivência dos serviços tradicionais de telefonia
Rosana Rodini
(...) A tecnologia de transmissão de voz pela internet e a proliferação da banda larga prometem revolucionar a história da comunicação telefônica e ameaçam de morte a invenção de Graham Bell. Afinal, na internet, a voz é apenas uma outra forma de dados, capaz de ser enviada de um computador a outro em questão de segundos.
Os serviços de telefonia pela internet já ultrapassaram dez milhões de adeptos no mundo. Um estudo da empresa americana AT&T revela que quase metade das multinacionais já usa, testa ou planeja adotar a tecnologia de voz sobre IP, ou protocolo de internet, como se convencionou chamar as conversas telefônicas pela rede. Um desses serviços, o Skype, tem clientes do Afeganistão à China e cresce a um ritmo de 155 mil novos usuários por dia. Em apenas três meses desde o lançamento, mais de dois milhões de pessoas baixaram o programa, que funciona em computadores Windows, Linux, Macintosh e micros de mão.
Até agora, diz a empresa, os clientes já conversaram seis bilhões de minutos com amigos, familiares e colegas de trabalho. O Skype se transformou em um fenômeno na Europa, embora não seja o único programa que utiliza a tecnologia de voz pela internet. Ele é o mais popular deles, e virou moda no Brasil. Seus criadores são os mesmos programadores responsáveis pelo Kazaa, o endereço mais acessado por quem busca músicas de graça na internet e que, para desespero das gravadoras, conta com mais de 300 milhões de usuários.(...)
(...) Os usuários precisam de um microfone em seu computador e só podem falar com outro computador com o mesmo software, desde que estejam ambos conectados à internet. Com uma conexão de banda larga, a qualidade de som do Skype se aproxima à das linhas tradicionais. As conexões mais lentas podem provocar atrasos de vários segundos no envio e recebimento das falas. (...)
(...) A vantagem mais aparente dessa nova tecnologia é a economia. Há uma redução de custo instantânea nas ligações. O usuário desse tipo de serviço pode economizar de 40% a 80% na conta telefônica. Quando a ligação é feita de um computador conectado à internet para outro, ela tem custo zero. Se for uma ligação de VoIP para telefone convencional, o custo é reduzido em até 40%. As ligações de um computador para um telefone fixo ou um celular de qualquer lugar do mundo também têm preço reduzido, embora seja cobrado em euro. O valor mínimo de compra de créditos é de cerca de dez euros (aproximadamente R$ 35). A boa notícia é que uma ligação para mais de 20 países custa cerca de 7 centavos de real.
Pela redução significativa dos custos telefônicos, os primeiros beneficiários foram as empresas. Hoje a telefonia na internet oferece qualidade e baixo custo a milhões de usuários residenciais que falam sem passar por centrais telefônicas. Isso significa, a curto e médio prazos, uma ameaça à sobrevivência das grandes operadoras convencionais de telefonia. A válvula de escape ainda é para poucos porque o número de brasileiros com acesso à internet é modesto. Ainda assim, representa um desafio às empresas convencionais de telefonia. É uma revolução."
Comentando Blog
"Os jornais sentem-se ameaçados;
Os correios revêem seus conceitos;
O sistema de telefonia investe em pesquisas para minimizar os impactos do uso da voz sobre IP;
A televisão redefine objetivos;
Rádios aportam suas programações na rede mundial.
Apesar de tudo isso... É incrível como algumas pessoas ainda abjuram os impactos oriundos da internet que, aliás, estão longe de acabar.
Fazer pouco caso dessa nova realidade pode ser fatal.
Olavo Neves"
quinta-feira, 28 de abril de 2005
A Máquina de Drummond
(...)"O que procuraste em ti ou fora de teu ser restrito e nunca se mostrou, mesmo afetando dar-se ou se rendendo, e a cada instante mais se retraindo, olha, repara, ausculta:
essa riqueza sobrante a toda pérola, essa ciência sublime e formidável, mas hermética, essa total explicação da vida, esse nexo primeiro e singular, que nem concebes mais, pois tão esquivo se revelou ante a pesquisa ardente em que te consumiste...
vê, contempla, abre teu peito para agasalhá-lo.”(...)
Trecho de "A Máquina do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
A opção blog
"Sai um, entra outro (25.04.2005)
De bit em bit (27.04.2005)
Comentando "Sucursal"
"Jota, sobre o teu comentário no blog, naquilo que me toca, tenho a te dizer o seguinte:
A criação de A Província do Tapajós, como tu bem sabes, foi um projeto idealizado por mim, na condição de diretor executivo de A Província do Pará. Por isso, não concordo com a tua afirmação de que “deixei o projeto” e “como know how adquirido” lancei "O Estado do Tapajós". Muito pelo contrário. Não adquiri know how com a Província do Tapajós. Trouxe-o comigo, quando regressei a Santarém, após 21 anos afastados da cidade onde nasci, período em que pude aprender com renomados profissionais, designers e gráficos, como editar um jornal à distância, transmitindo as páginas em PDF, sem perda de qualidade.
Nunca deixei de mencionar o teu nome o do Ormano como profissionais que deram um salto de qualidade no jornalismo local a partir da experiência em A Província do Tapajós. Nosso trabalho aos domingos forçou provedores de internet e laboratórios fotográficos a funcionarem no final de semana. Antes da gente, tudo parecia banco ou cartório, isto é, fecham sexta e só reabrem na segunda.
Não deixei o projeto da Província do Tapajós. A matriz foi vendida, depois de enfrentar uma greve de gráficos e jornalistas. Tentei comprar o título, mas não tive sucesso. O surgimento de O Estado do Tapajós não foi favorecido diretamente pelo fechamento da Província do Tapajós. Para reavivar tua memória, quero te lembrar que O Estado do Tapajós foi lançado no dia 14 de dezembro de 2000 e A Província do Tapajós teve sua última edição em 14 de março de 2001. Por mais de três meses os dois jornais circularam simultaneamente, com redações distintas. Depois que A Província fechou, apenas dois profissionais se incorporaram à nova equipe, onde permanecem até hoje.
Para encerrar. Nem tudo o que vem de Belém é boa coisa. Lembras que me impus com dificuldades para seguir uma linha editorial própria com a Província do Tapajós, sem interferência de Belém. Nunca permiti que o jornal fosse enviado “aberto” para Belém para evitar que o material fosse alterado. Será que “a super equipe” do Diário do Pará terá essa autonomia? Seria bom que publicasses esses nomes e também daqueles ou daquelas que estão nos bastidores desse empreendimento.
Abraços, Miguel Oliveira"
Comentário do blog1: minha afirmação não teve em nenhum momento a intenção de menosprezar o potencial profissional do Miguel, que eu tenho reconhecido sempre onde se juntam profissionais da imprensa. Podemos ter discordâncias sobre metodologia comportamental no que se refere ao trato da notícia, mas nunca tivemos problema quanto a isso, até porque sempre houve respeito mútuo entre nós. Minha experiência de trabalho com Miguel foi gratificante, do ponto de vista funcional e reconheço que errei inclusive na informação sobre sua mudança de um jornal para o outro. Não é do meu feitio, há muito tempo, ter uma postura sectária em relação aos grupos de trabalho que tenha participado. Tanto é que hoje tenho bom trânsito em todas as empresas de comunicação (coisa que não tive no início de carreira, quando ainda estava na fase da porraloquice).
Comentário do blog2: quanto à contribuição que cada meio de comunicação pode dar ao desenvolvimento da cidade tenho minhas próprias convicções (utópicas, talvez), mas acho que não é o tipo de coisa que dá pra detalhar em um blog. Acho que precisamos nós, jornalistas, ter um fórum específico para isso, o que infelizmente é impossível nos dias de hoje, diante dos diversos interesses políticos e econômicos. Deixo o espaço aberto aos outros colegas que queiram se manifestar sobre o assunto.
Comentário do blog3: sobre a última consideração de Miguel concordo plenamente, mas aprendi a me ajustar à situação que exista, sem perder os princípios que norteiam meus conceitos éticos e morais. Em outras palavras, tenho a convicção de que é possível determinar novos rumos dentro de uma organização, mesmo que ela tenha surgido mal concebida. Passei por várias experiências, desde O Tapajós (onde conheci Jeso, Celivaldo e Vânia Maia), a Gazeta (onde trabalhei com os irmãos Carneiro), a primeira versão d´O Estado (quando convivi com o Admilton Almeida, de O Impacto) e por último na Província do Tapajós (com Miguel Oliveira), todas interessantes para o meu aprendizado e que em algum momento tiveram problemas localizados, como frisei em recente artigo publicado n´O Estado, quando da comemoração da 1000ª edição do jornal.
Educação
Protocolo
25 anos
Ausência2
No primeiro caso, dependo de uma reorganização de minha agenda (é o ônus de ser multifuncional, trabalhando no judiciário, investindo no jornalismo e participando ativamente de eventos culturais até como agente).
No segundo caso, devo mudar de provedor para não ter estes problemas. Até lá, terei que contar com a compreensão dos leitores do blog...
NÃO ME DEIXEM SÓ...
terça-feira, 26 de abril de 2005
Reunião
O encontro terá a presença do Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Márcio Augusto Freitas de Meira, que vem colher informações e debater projetos culturais da região.
Sucursal
Concurso TRE
Se depender do desembargador Rômulo Nunes (foto), atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral, haverá concurso para novas vagas para o TRE em todo o Estado, antes do mês de julho.
Em entrevista concedida ao jornal Diário do Pará, edição de domingo, o desembargador confirmou que o edital está prestes a sair e que devem ser oferecidas de 172 a 174 vagas para os níveis médio e superior.
Ele disse ainda que atualmente o TRE conta com cerca de 300 funcionários efetivos, e alguns "emprestados", quantia insuficiente para dar uma cobertura mais eficiente aos trabalhos eleitorais no Pará, que segundo ele é o 10º maior colégio eleitoral do Brasil!
O desembargador disse ainda que a data do concurso está na dependência da UNB - Universidade de Brasília que será a responsável pelas provas, através do CESP - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, já que a entidade (uma das mais respeitadas do Brasil) está com seu calendário abarrotado de concursos.
Há comentários de que os salários devem girar em torno de R$ 2.700,00 (nível médio) e R$ 3.500,00 (nível superior).
A reação católica
Grupos carismáticos da igreja católica vem esboçando uma reação ao avanço das igrejas evangélicas em todo o Brasil, seguindo modelo do padre Marcelo. Em Santarém, o Cristoval é a personificação dessa verdadeira cruzada pela reconquista do rebanho cristão santareno, durante o período momesco.
A partir de maio, os católicos da região terão uma nova opção para atrair principalmente a juventude: será inaugurado a Hallel Clube: a primeira danceteria 100% católica do norte do Brasil, que será comandada pelo ex-radialista Tony Sá (com quem trabalhei na Rádio Tropical em 1986).
A palavra Hallel vem do aramaico e significa "cântico de louvor a Deus". Os salmos 112 (113) a 117 (118) (Pequeno Hallel), o 135 (136) (Grande Hallel) e o 150 (Hallel Final) fazem referência à exaltação dos cantos e da música, como ação de graças pela vitória de Deus.
HALLEL é um evento cristão destinado a milhares de pessoas com um único objetivo: “Celebrar a Vida em todas as suas dimensões”. Segundo os promotores desse tipo de evento que vem se espalhando entre a juventude católica no Brasil, ao contrário das "raves" (outra febre juvenil que nada tem de cristã...) não são servidas bebidas alcoólicas, nem são consumidas drogas e nem brigas acontecem.
Tony prevê que a inauguração da Hallel Clube de Santarém aconteça em meados do próximo mês, num dos espaços existentes no Amazon Park Hotel (provavelmente onde funcionou - pura ironia - um espaço Gospel que não deu certo). Ele esteve em Belém, recentemente, reunindo com o DJ Rayman Assunção a fim de obter o apoio da agência Projeto Sacrário, que prontificou-se a dar todo o suporte, como CDs, vinhetas e softwares para a estruturação sonora da casa noturna.
Para os organizadores, "a Hallel Clube é mais uma grandiosa inspiração do divino Espírito Santo para que as bênçãos do Céu venham ser derramadas sobre uma massa de jovens e adolescentes através de um novo método de evangelização: a 'balada santa'."
Comentário do Blog: a FunHouse e a Toca das Tribus que se cuidem...
segunda-feira, 25 de abril de 2005
Para todos os males... Veríssimo
A Pessoa Errada
Pensando bem
Em tudo o que a gente vê, e vivencia
E ouve e pensa
Não existe uma pessoa certa pra gente
Existe uma pessoa
Que se você for parar pra pensar
É, na verdade, a pessoa errada.
Porque a pessoa certa
Faz tudo certinho
Chega na hora certa,
Fala as coisas certas,
Faz as coisas certas,
Mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça
Fazer loucuras
Perder a hora
Morrer de amor
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar
Que é pra na hora que vocês se encontrarem
A entrega ser muito mais verdadeira
A pessoa errada, é na verdade,
aquilo que a gente chama de pessoa certa
Essa pessoa vai te fazer chorar
Mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas
Essa pessoa vai tirar seu sono
Mas vai te dar em troca uma noite de amor inesquecível
Essa pessoa talvez te magoe
E depois te enche de mimos pedindo seu perdão
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado
Mas vai estar 100% da vida dela esperando por você
Vai estar o tempo todo pensando em você
A pessoa errada tem que aparecer pra todo mundo
Porque a vida não é certa
Nada aqui é certo
O que é certo mesmo, é que temos que viver
Cada momento
Cada segundo
Amando, sorrindo, chorando, emocionando,
pensando, agindo,
querendo,conseguindo
E só assim
É possível chegar àquele momento do dia
Em que a gente diz: Graças à Deus deu tudo certo
Luis Fernando Veríssimo
Pixinguinha
César foi um dos poucos santarenos a assistir aquele show que finalmente retornava à Santarém, novamente no palco da Sygnus, já que na hora houve problemas técnicos que acabaram atrasando a apresentação em duas horas!
Conclusão: o público trocou os finalmentes pelos entretantos...
domingo, 24 de abril de 2005
Conservação
O Edital do BECA informa que o(a)s candidato(a)s ao Programa BECA devem ser cidadã(o)s brasileira(o)s ou residente legal permanente no Brasil; ter compromisso com a Amazônia brasileira ou nela atuar, desenvolvendo pesquisas e/ou ações relacionadas à conservação da biodiversidade na região; estar matriculado(a), ter sido admitido(a), ou ser candidato(a) na instituição acadêmica ou programa de treinamento em que deseja estudar e se capacitar; e, desenvolver estudos em uma das disciplinas das Ciências Naturais ou Sociais com ênfase na conservação da biodiversidade na Amazônia brasileira.
Gato nas ondas do rádio
Ausência
Agradeço o apoio recebido com a presença de um público fantástico na peça. Tenho recebido muitos pedidos para reprisar o musical do Chico Buarque (que aliás foi reapresentado neste domingo ao lado da igreja de Santo Antonio, no Laguinho) e o Grupo Teatral Kauré já está se preparando para uma nova série de apresentações. Aguardem!
quinta-feira, 21 de abril de 2005
Tiradentes2
Avelino era delegado sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o conheci em um encontro de lideres trabalhistas no Emaús. Era um sujeito bandalho, que destoava do clima sisudo dos “companheiros” da época e gostava de “aprontar” com todos durante o encontro, fazendo coisas do tipo esconder sandálias de Milton Peloso no congelador, jogar a minha rede no alto das árvores, dar nós nas redes de outros companheiros, etc...
Avelino era tão malandro que sempre levava consigo uma mala preta, tipo 007, cheia de “apetrechos profissionais” que ele usaria nas suas brincadeiras.
Daí que quando Avelino morreu, senti muito e cheguei a integrar um comitê formado para reverenciar sua memória, participando, inclusive, como ator de uma performance que apresentávamos nos bairros de periferia para recordar o sindicalista morto. Foi num desses intervalos que nasceu a poesia Desafio, que depois virou música e levei para inscrever no VII Festival de Música Popular do Baixo e Médio Amazonas, organizado naquele ano pelo jornalista carioca Mário Ennes (creio que já falecido), que liderava o Arteclube Acauã.
Como a Dita Dura ainda respirava, as músicas tinham que passar pelo crivo da Polícia Federal, e me alertaram que estavam censurando várias canções. Com medo, resolvi mudar o título e uma frase, para poder inscrevê-la.
A música foi finalista, com o arranjo e a interpretação de um radialista e crooner de conjunto muito louco chamado Dioclau Wonder (?), que trabalhou comigo na Rádio Rural.
Eis a poesia, com destaque para a frase original "auto-censurada":
Tiradentes (Desafio)
Quando uma luz brilhar
Foi um filho que partiu
E mãe-terra vai chorar
Pois foi ela quem pariu
Mas do solo vai brotar
Outro homem do Brasil...
E haja ódio pra parar
Essa força que surgiu
Da boca de quem gritar
Tanta dor que já sentiu
O peito vai se estampar
Cor de sangue infantil
Que jorra um dia sem parar
E transborda feito rio...
Quando o coração parar
Foi a forca que subiu
[foi a bala do fuzil]
[Que] E calou esse penar
Por cantar seu desafio
Mas a chama vai queimar
E acender nosso pavio...
Tiradentes1
(Tiradentes, desafiando o juiz que antes de condená-lo à forca ameaçou-o dizendo: "Morrerás, se jogares mais um jogo em sua vida!")
Política do (e no) blog
Estou contente com o resultado até aqui. Espero poder continuar mantendo um nível aceitável de publicações para que todos os que curtem a internet, tenham uma opção para se informar e comentar.
Defini como política do blog, priorizar sempre a divulgação na página principal dos comentários interessantes e relevantes, e de preferência assinados. Mas respeito o anonimato e me reservo o direito de publicá-los ou não.
FIQUEM À VONTADE PARA FALAR O QUE QUISEREM, ATÉ ME XINGAR, SE ASSIM FOR DE VOSSO AGRADO...
Comentário sobre o post “Entreatos do Entreatos II”: “As pessoas recalcadas ou com baixa estima, sempre se acham diminuidas...Vá em frente Jota, trabalho no atual Governo e concordo com tudo o que dissestes!!!”
Comentário sobre o post “Jatene escapando...”: Eu gostaria de saber qual é o político que não escapa, tivemos um recentemente, que foi alvo de todas as denúcias cabíveis, a maior corrupção na história de Santarém o que aconteceu? Escapou...já mudou até de Papa e ele nada, não tem nada haver mas tudo bem!
Comentário sobre o post “Fita” (baseado no post “Erasmo X Everaldo”): “Eu digo com toda franqueza da minha alma, eu não acredito que toda essa "thurma" encabeçada pelo ex-prefeito, tenha a audácia de querer novamente disputar alguma cargo público nos próximos 100 anos! Olha o óleo de péroba nesse caras”.
Falando em bichos...
O Gato da Mirika
Ainda resta uma esperança...
terça-feira, 19 de abril de 2005
Enforcamento
Pendura no Relicário
segunda-feira, 18 de abril de 2005
Impacto Profundo ou Armaggedom?
Astrônomos prevêem que força gravitacional do planeta modifique órbita do asteróide em 2029
Londres - Uma equipe de astrônomos advertiu que a força gravitacional da Terra pode atrair um asteróide de 400 metros de diâmetro em sua passagem perto do planeta, em 2029, e modificar assim sua órbita, o que poderia provocar uma forte colisão entre ambos tempos depois.
Segundo publica nesta segunda-feira o jornal britânico The Times, o asteróide, batizado como 2004 MN4 e que passará a uma distância entre 24.000 e 40.000 quilômetros da Terra, não representa um perigo real por enquanto, mas se sua órbita se desviar poderia se chocar com o planeta por volta do ano 2034.
A impossibilidade de prever o comportamento de 2004 MN4 pode ter conseqüências catastróficas ao não permitir aos especialistas prevenir o choque, de grande impacto e que causaria danos em grande escala.
"Não sabemos de que é feito o asteróide e em que medida sua órbita será modificada pela gravidade da Terra", explica Benny Peiser, especialista em asteróides da Universidade de Liverpool (norte da Inglaterra).
Se colidisse com a Terra, o 2004 MN4 provavelmente provocaria danos maiores do que os ocorridos na Sibéria em 1908, quando milhares de quilômetros de bosques foram devastados.
Diante da incapacidade de prever o perigo, alguns cientistas assinalaram que seria útil identificar o asteróide colocando um rádio-farol de resposta, que indique sua posição a todo momento e permita tomar medidas rápidas em caso de emergência.
Segundo Peiser, seria possível mandar uma missão ao espaço para marcar o asteróide em 2012, quando este se encontrará a uma distância de cerca de 17 milhões de quilômetros da Terra. "Esta missão não é muito complicada nem custosa e poderia nos oferecer uma informação vital", explicou Peiser.
O 2004 MN4 foi detectado em junho passado e sua órbita foi traçada em dezembro pelos cientistas. Eles estimaram as possibilidades de choque com a Terra de uma em 38, em 13 de abril de 2029".
Relicário again...
Chico Buarque
Chico Buarque de Hollanda
domingo, 17 de abril de 2005
Saltimbancos 3
O ingresso vai custar apenas dois reais e as portas se fecharão impreterivelmente às 16 horas, não sendo permitida a entrada de ninguém após esse horário. A intenção go grupo é criar o hábito nas pessoas de chegarem cedo ao espetáculo e de não atrapalharem a concentração dos atores. Quem perder a primeira sessão, só poderá assistirá 2ª sessão, que começa às 18 horas.
Um aperitivo das músicas de Chico Buarque que serão apresentadas:
Rebichada
Não me importa trabalhar pra cachorro
Saltimbancos 2
“Um faroeste visto pelos olhos de criança”.
Essa é a definição que o próprio autor do musical “Os Saltimbancos”, Sérgio Bardotti, dá à sua obra. Em prosa, em verso e mesmo em disco, essa fábula vem sendo repetida de geração em geração desde o século passado, tendo sido inspirada na pequena história “Os músicos de Bremen”, escrita na Alemanha pelos irmãos Jacob Kudwing (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859).
Em 1975, Bardotti, viu nela a possibilidade de erigir uma “ampla metáfora”. Evitando uma linguagem pobre, mesmo ao se dirigir a um público infantil, ele metamorfoseou dois dos quatro personagens originalmente masculinos em fêmeas.
Na estréia da versão de Chico Buarque no Brasil, no fim do mês de julho de 1977, protagonizaram os atores Grande Otelo (Jumento), Miúcha (Galinha), Marieta Severo (Gata) e Pedro Paulo Rangel (Cachorro). Feita a adaptação, foi prensado o disco, que utilizou os envolventes arranjos originais de Enriquez.
Quatro anos depois, Chico e Bardotti uniram-se ao comediante Renato Aragão e escreveram o roteiro do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” baseado na mesma peça e recebendo algumas novas canções. Uma nova apresentação da peça no teatro ocorreu em 1992, mantendo a mesma estória de Chico Buarque com pequenas alterações e um elenco de atores da nova geração como: Nizo Neto (Jumento), Andréa Veiga (Galinha), Maria Lúcia Priolli (Gata) e Ruben Gabira (Cachorro). Essa peça aliás, continua em cartaz até hoje no Rio de Janeiro, mudando apenas alguns atores.
Saltimbancos 1
Neste domingo, o Grupo Teatral Kauré (GTK) realizou seu último ensaio do musical “Os Saltimbancos”, que será apresentado nesta quinta-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes, na Casa de Cultura João Santos.
Como já havia anunciado aqui no blog, há dois meses me envolvi intensamente com a troupe dramática desse jovem grupo de atores egressos do Gruteja, assumindo o desafio de dirigir o famoso musical infantil baseado na obra do letrista italiano Sérgio Bardotti e do músico argentino radicado na Itália, Luiz Enriquez Bakalov e que foi traduzida no Brasil pelo Chico Buarque de Hollanda, na década de 1970.
Meu primeiro contato com o GTK foi em 1999, quando eles estavam completando um ano de fundação e se preparavam para apresentar este mesmo musical durante a IX Mostra de Teatro Amador. Como tinha afinidade com a maioria dos membros do grupo e por ser fã incondicional da obra de Chico Buarque, aceitei produzir a peça, através de minha empresa Lexis Marketing, Pesquisa & Comunicação (atualmente desativada). A apresentação foi um sucesso, e a troupe andou por várias escolas repetindo o êxito, mas pouco depois o grupo se separou.
Durante a Mostra de Teatro do ano passado (em outubro) voltou a reapresentar o musical e assim que retornei à Santarém (novembro), fizeram contato comigo para reatarmos a parceria, que agora se concretiza e com muitos projetos pela frente.
Projeto Pixinguinha
Naquela época o palco foi a Sygnus, e como ainda havia um sopro de divulgação da MPB na mídia, a casa ficou lotada durante toda a temporada. Essa temporada que chega agora vai se abrigar num espaço um pouco menor, o Centro Recreativo. Espero que as pessoas que gostam de música de qualidade não deixem de prestigiar o evento, para que outras temporadas sejam programadas por aqui.
A primeira turma de nomes da MPB que integra essa temporada tem Lui Coimbra, Mônica Salmaso e Lula Barbosa (foto). Este último é o grande astro do trio e quem for da minha geração não deve ter esquecido da belíssima música que ele defendeu junto com o grupo Tarancón, no Festival dos Festivais da Globo (1985), quando conquistou o 2º lugar - sob protestos do Maracanãzinho - perdendo para a estridente Tetê Espíndola (Escrito nas estrelas). A música de Lula Barbosa era Mira Ira, uma ode latino-americana com o belo refrão na língua tupi, que passo a reproduzir para matar a saudade daqueles tempos e encantar os novos para que compareçam ao Pixinguinha:
Mira Ira
Lula Barbosa - Vanderlei de Castro
Mira num olhar
Um riacho
Cacho de nuvem
No azul do céu
A rolar
Mira ira
Raça tupi
Matas
Florestas
Brasil
Mira vento
Sopra continente
Nossa América
Servil
Mira ouro
Azul ao mar
Fonte
Forte esperança
Mira sol
Canção
Tempestade
Ilusão
Mira num olhar
Verso frágil
Tecido em fuzil
Mescla morena,
Canela,
Cachaça
Bela raça
Brasil
Anana ira
Mira ira Anana Tupi
Anana ira Anana ira
Mira ira
sábado, 16 de abril de 2005
Mota e o gato
O comunicador-mor do rádio santareno, Edinaldo Mota, hoje Defensor Público, não perde sua verve humorística contando causos para os funcionários do Fórum de Santarém entre uma audiência e outra ou no intervalo de uma sessão do tribunal do júri.
A última do Mota - que ele jura que é verdade - é sobre o gato que gosta de ouvir rádio (cuja foto do bichano ao lado de um aparelho, ele traz na carteira para provar que é verdade)!
Segundo Mota, o gato pertence à cabeleireira Maria Elias, e desde pequeno se acostumou a deitar ao lado do rádio e acompanhar a programação. Como Maria Elias é fã de Edinaldo, sempre se ligou nos programas do comunicador, seja na Rural ou na Guarany (onde atualmente Mota milita), o gato se acostumou à sua voz.
Mota conta que como é cliente de Maria há anos, sempre que está em seu salão cortando as madeixas, o gato surge, reconhece sua voz, pula em seu colo e fica ali, embevecido, curtindo seu ídolo do rádio...
Acredite se quiser...
sexta-feira, 15 de abril de 2005
BBB do bebê 2
Ainda do blog do Noblat:
A imagem ao lado é da agência espanhola EFE, e detecta o feto depois de ter sido concebido: os primeiros desenvolvimentos do cérebro e da espinha dorsal e o momento de formação do coração humano, uma massa muscular que de repente, e espontâneamente, começa a bater.
BBB do bebê
Deu no Blog do Noblat:
"A National Geographic Channel apresentou ontem em Madrid "Dentro do ventre materno", um documentário pela primeira vez filmado no interior de um útero mediante imagens ultrasônicas. Ele registra os nove meses de gestação de um feto humano. As imagens "são tão belas e reais", conforme observa o jornal El Pais, que dão a impressão de terem sido captadas por meio da introdução de uma câmara no útero.
Mas suas realização foi possível graças ao emprego das últimas tecnologias de imagens ultrasônicas em três e quatro dimensões que oferecem uma fotografia nítida e seqüências em movimento em tempo real. A esses fotogramas se juntam recriações feitas em computador. De resto, uma minicâmara dentro do abdômen de uma mãe filmou um parto complicado feito por meio de operação".
Comentário do blog: no futuro poderá ser feito um Big Brother intra-uterino, em caso multi gestação. O Dr. BBBial divulgará pela internet o 0300 e a população poderá votar qual a ordem de "eliminação" do "participantes da casa". Como filho caçula tem maior carinho, o último que sair já sai ganhando uma poupança de um milhão de Paloccis (futura moeda do Brasil...)
Jatene escapando...
O relator atual, ministro Peçanha Martins (foto) concluiu hoje o seu mandato no cargo, e como o responsável pela análise dos 12 volumes contendo provas encaminhadas pela defesa do Governador, foi o ministro substituto Gerardo Grossi, por uma questão processual, o recurso terá de ficar sob a responsabilidade de outro relator.
A defesa pediu ao TSE que rejeite o pedido de cassação dos mandatos de Jatene, e de sua vice, Valéria Vinagre feito pelos partidos PTB, PDT, PPS e PTN, por não haver provas nos autos de que os dois tenham sido beneficiados com a transferência de recursos, em período eleitoral proibido, para obras públicas em municípios do estado, com fins eleitoreiros.
O TSE vai examinar também o pedido de exclusão do processo do prefeito de Belém, Duciomar Costa, que à época foi eleito senador pelo mesmo partido".
Suelen
Ouvidoria
Milton Peloso, petista histórico (e marido de Rosilane), será o coordenador da Ouvidoria.
Entreatos do Entreatos III
Uma das mais enfáticas foi a secretária Rosilane Sousa, velha companheira de andanças pelo bairro de Santana. Meio indignada, não cansou de repetir que me equivoquei sobre o “super-secretário”... E reafirmou que tem trabalhado muito e se sentiu diminuída com o meu comentário.
Comentário do blog: reconheço o esforço de Rosilane, pois conheço sua garra. Filha de uma grande amiga e militante petista, dona Rosa Evangelista, que foi um dos meus braços direitos na organização do PT no bairro de Santana (na década de 80), vi Rosilane menina participando ativamente dos movimentos e fico orgulhoso de vê-la chegando hoje a comandar uma secretaria. Entretanto, não retiro o que disse, pois em nenhum momento quis diminuí-la. Estou convencido que o maior problema do governo de Maria é a centralização do poder nas mãos de Everaldo, e sei que petistas históricos entendem o que digo (alguns deles me parabenizaram pela nota...)
Entreatos do Entreatos II
Numa mão um saco de pipoca, na outra uma lágrima fugidia.
Eu mesmo lagrimei vendo a figura de Lula sentado em sua casa ao lado de Marisa, enquanto a TV contava sua história como o mais novo presidente do Brasil. Voltei ao tempo e me vi na Unidade Portátil da TV Tapajós, gerenciando a equipe que apurava a votação da eleição de 2002, em frente ao cartório Eleitoral na Mendonça Furtado.
Naquele dia, assisti pela televisão a mesma matéria que fez o Lula chorar no filme e também não contive o choro. Minha equipe respeitou, pois sabia um pouco do meu passado.
Só quem já viveu a militância petista na juventude, andando com o pé no barro das periferias, atravessando igarapés com pastas e documentos para reuniões em longínquas comunidades, pode entender a dimensão de ver seu líder maior chegando ao Poder.
E não importa que hoje se diga tanta coisa sobre o PT no poder. Não há petista que não tenha crítica ou auto críticas sobre a nova fase do partido, mas todos nós participamos da história, como bem disse Lula no filme.
Bem ou mal, o PT é fato. O resto é foto.
Lula
Lula
Originally uploaded by Jota Ninos.
"Eu nem entendia bem estas coisas de política quando resolvi fundar o PT.
Me lembro do (José) Genoíno me perguntado: Lula, o PT é tático ou estratégico?
Eu disse: eu quero é criar o partido, porra, eu sei lá se é tático ou estratégico?"
Depoimento de Lula no filme Entreatos.
Entreatos do Entreatos I
E foi dentro deste espírito que foi realizada ontem à noite a avant-première do filme de João Moreira Salles, “Entreatos”, um documentário sobre a reta final da campanha vitoriosa de Lula para chegar à presidência.
Como não poderia deixar de ser, fui ao cinema ver o filme e revi velhos companheiros petistas, que em sua maioria, hoje, integram o Governo Maria do Carmo. Aliás, como já havia dito aqui no blog, o filme só veio à Santarém porque o diretório do PT em conjunto com o Sr. Raul, envidaram todos os esforços para essa exibição, como parte da programação dos 25 anos do partido e dos 100 dias do Governo de Maria, que também esteve presente à sessão.
Sobre o Relicário
"Jota, concordo plenamente quando lamentas do fechar das portas do Relicário, onde se encontrava pessoas fantásticas, tínhamos encontros inesperados, fora as peças teatrais c/ lendas e artistas da nossa terrinha maravilhosos.
Só que, dissestes bem, quando funcionava na 15 de Novembro, um local pequeno mas aconchegante. Foi isso que faltou no espaço maior, aconchego. E depois tudo passou a ser cobrado, nem olhar na porta se podia mais, foram colocados umas esteiras horríveis bem na frente tirando toda a visibilidade de quem estava dentro ou fora. Tudo bem, temos que crescer, evoluir pagar pelas coisas boas, mas tão depressa?!
É realmente lamentável que o Relicário feche as portas!
Comentário do blog: será que a vanguarda intelectual desta terra, que freqüentou o Relicário estes anos todos não podia pelo menos prestar solidariedade à “gorda”? Ela deve fechar o estabelecimento por esses dias... Quem sabe alguém sugerisse pelo menos um grande evento de despedida, algo como “Réquiem do Relicário”. Fica a sugestão...
Sobre o blog
Caro Jota Ninos,
Parabéns pelo Blogger... muita informação interessante....
[ ]´s
quinta-feira, 14 de abril de 2005
Pessoa
Conheço a cor dos argumentos
E nunca chego aos corações".
Fernando Pessoa, 1932
Novo Progresso
Jogos Abertos
Vistoria
Vestibulinho, uma bronca
Fita
Consumanno
Recomendações do Bicho
Arquivo vivo
Erasmo X Everaldo
Segundo Erasmo, os diretores demitidos haviam sido selecionados de acordo com Lei Municipal e Diretrizes assumidas pela Prefeitura de Santarém com o Programa “Escola Campeã” e seus nomes foram referendados pela Comunidades Escolar, através de votação Democrática. Erasmo acusou os dois secretários de estarem querendo "adotar o 'Paredão' na Educação em Santarém".
Citando o jornal “O Impacto”, o líder da oposição disse que Everaldo está sendo apelidado de Che Guevara e pediu aos redatores daquele semanário que não repitam isso, pois segundo ele "é uma ofensa à memória de Che Guevara fazer qualquer paralelo, mesmo em tom de crítica de um revolucionário do quilate de Che Guevara com Everaldo. Melhor seria se referir a ele pelos codinomes de Adolf Hitler ou Benito Mussolini", finalizou.
Comentário do blog: começou o clima de disputa para as eleições 2006. Estamos na era da disputa Ma-Ma (Martins/Maia) pela hegemonia na política local. O clima era bem parecido na época da disputa Ron/Ron (Ronan Liberal e Ronaldo Campos).
Diana Pequeno revival
Aproveitando a tietagem em torno de Diana, posto mais uma foto de seu último disco (lançado há dois anos), mas que eu ainda não tenho. É dificil encontrá-lo. Talvez consiga encomendá-lo pela net...