terça-feira, 31 de maio de 2005

Blog suspenso

A ATUALIZAÇÃO DO BLOG VAI DEMORAR AINDA ALGUNS DIAS PARA VOLTAR AO MÍNIMO DE NORMALIDADE.

ENTREI NA FASE FINAL DE ESTRUTURAÇÃO DA SUCURSAL DO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ, QUE LANÇA NESTA SEMANA UM NOVO PRODUTO: O DIÁRIO DO TAPAJÓS, UM ENCARTE COM NOTÍCIAS LOCAIS. COMO SOU O RESPONSÁVEL PELA EQUIPE, FICA DIFÍCIL CONTINUAR COM ESTA SALUTAR ATIVIDADE.

ME PERDOEM. ASSIM QUE TUDO NORMALIZAR RETORNO A REPASSAR INFORMAÇÕES NESTE BLOG.

ENQUANTO ISSO, RECOMENDO SEMPRE A LEITURA DO BLOG DO JESO (WWW.JESOCARNEIRO.BLOGSPOT.COM), DA WAL (WWW.BICHO-DA-GOIABA.BLOGSPOT.COM) E DO RECÉM CRIADO BLOG DO PAULO LEANDRO, REDATOR DO JORNAL DE SANTARÉM E DO BAIXO-AMAZONAS (HTTP://OJORNALISTA.ZIP.NET).

ABRAÇOS.

J.

quarta-feira, 25 de maio de 2005

Palhaçada

Do sempre irreverente Tutty Vasques, no site No Mínimo:

- Tanto palhaço no Brasil e foi morrer logo o Arrelia.

Desmatamento

Dado do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, indicam que em pelo menos seis estados da Amazônia Legal houve diminuição no ritmo de desmatamento. A informação está no Portal NoTapajós editado pelo jornalista Ormano Sousa, que pescou a informação da Agência Carta Maior.
Os dados do INPE indicam os seguintes índices de desmatamento: Tocantins (-44%), Amazonas (-39%), Maranhão (-26%), Acre (-185) e Pará (-2%), com destaque para Roraima, que apresentou índice zero. Em compensação, os dois estados que aumentaram seu índice, Rondônia (+23%) e Mato Grosso (+20%), o fizeram de forma devastadora e em alguns casos, como no Pará, o estágio de desmatamento é ínfimo.
A matéria completa publicada por Ormano no Portal (vale a pena acessar), mostra o posicionamento de diversas ONG´s ambientalistas que criticam a postura do governo Lula, em relação ao meio ambiente.
Esse embate se deu esta semana, também, no site de Jeso Carneiro onde ambientalistas e desenvolvimentistas rasgaram o verbo sobre a chegada da soja do Mato Grosso à Santarém, satanizada como um "novo cavaleiro do Apocalipse".

Ponto facultativo no TJE/PA


Milton Nobre
Originally uploaded by Jota Ninos.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargador Milton Nobre (foto), continua inovando na edição de portarias sobre o o funcionamento do TJE, principalmente em relação à definição de pontos facultativos subseqüentes a feriados, como o de amanhã, 26/05 (Corpus Christi).

Na portaria editada hoje e informada à todas as Comarcas do Estado, ele manteve a mesma rigidez da portaria anterior editada antes do feriado de Tiradentes. O "enforcamento" da sexta-feira (27/05) fica mantido, assim como a reposição das seis horas não trabalhadas na próxima semana, com prorrogação nos horários de funcionamento dos fóruns.

A diferença é que desta vez, ao invés de "esticar" uma hora por dia, o desembarcador resolveu prorrogar o horário por duas horas em três dias alternados, no caso 2ª feira (30/05), 4ª feira (01/06) e 6ª feira (03/06).

Assim, o Fórum de Santarém (cujo funcionamento normal é das 08 às 14 horas) funcionará nestes dias das 08 às 16 horas...

terça-feira, 24 de maio de 2005

PT e PSDB, "aborrescentes"

Comentário do jornalista Ricardo Noblat em seu blog, sobre a troca de acusações que impera hoje no cenário nacional entre os políticos do PT e do PSDB:
Que briguinha chinfrim essa guerra de notas e declarações entre petistas e tucanos. É um caso que talvez a psicanálise explique melhor do que a política. PSDB e PT são hoje os partidos mais importantes do Brasil. Em torno deles é que se arrumam – ou antes, se desarrumam – os outros partidos, grupelhos e partidecos.
Os líderes tucanos e petistas são políticos rodados. Disputam a presidência da República e o governo dos maiores estados. Uns e outros querem ser modernos, urbanos e globalizados, cada qual à sua maneira. Ambos se pretendem diferentes do “coronel” da tradição brasileira (eu continuo achando que eles têm mais semelhanças do que diferenças, são duas alas de um mesmo partido social-democrata).
Mas na hora das notas e das entrevistas, parecem secundaristas trocando xingamentos na reunião do Centro Acadêmico. É uma desafeição de adolescentes. Deviam se comportar melhor e cuidar de coisas sérias.

TJE de cara nova na internet

Não é só o blog que inova na NET.
Entrou no ar ontem o portal do TJE com nova roupagem, mostrando uma página revigorada, mais leve e de fácil acesso.
A notícia no próprio portal da mais detalhes sobre o novo portal do TJE:
"Além das informações já disponíveis estão outras que foram incluídas, visando dar maior visibilidade à estrutura e funcionamento da justiça paraense. A proposta é usar a ferramenta como veículo de comunicação entre a justiça e jurisdicionados. Além do acompanhamento de processos de primeiro e segundo graus, nas opções estão todas as unidades organizacionais da justiça paraense, com informações atualizadas das respectivas atividades e os serviços prestados, Auditoria Militar e Escola Superior da Magistratura.

O Sistema de Acompanhamento de Processos (o SAP. XXI) que já funciona para consulta de ações que tramitam nas comarcas de Belém, Ananindeua, Santarém, Benevides, Marituba e Castanhal será instalado em todas as comarcas do Estado. Nesta etapa estão sendo interligadas as comarcas de segunda entrância e logo após as de primeira. Marabá será a próxima contemplada. A previsão é de três semanas para migração de todos os dados já existentes ao SAP XXI e treinamento do pessoal, responsável em manter atualizado o software, na comarca. Pelo cronograma da equipe de programadores do Departamento de Informática da Casa, as próximas comarcas beneficiadas serão Parauapebas, Tucurui, Itaituba, Barcarena, Santa Izabel, Xinguara e Redenção.

Previsto na Agenda Mínima, elaborada pelo presidente do TJE, desembargador Milton Nobre, o projeto atende a necessidade de otimizar os serviços, facilitar o controle sobre o andamento dos processos por advogados e partes interessadas. O novo portal também possibilita outras informações como o noticiário diário, de decisões judiciais, produzido pela Assessoria de Comunicação da Casa, quais os magistrados que estão respondendo pelo serviço de plantão no âmbito cível e penal, localização de comarcas com mapas ilustrativos, além de outras.

Paralelamente ao SAP XXI, outro serviço que será disponibilizado será o acompanhamento de reclamações que dão entrada nos Juizados Especiais. Os dados das ações que tramitam no Juizado do Consumidor, que funciona na Cidade Velha, e no do Jurunas, que atende reclamações cíveis e penais, já estão disponíveis. A consulta poderá ser feita na opção SIJE e os interessados vão poder conferir horários e datas das audiências".

Mais uma chance para talentos

A Coordenadoria Municipal de Cultura prorrogou o prazo de inscrições para o I Festival de Poesia e Conto do Baixo Amazonas, em virtude de alterações no projeto inicial do certame.
Marcadas para encerrarem no dia 20, as inscrições agora poderão ser feitas até o dia 30 de maio, às 12h00, segundo a assessora de imprensa da prefeitura, Nelma Bentes.

O Festival será realizado no período de 09 a 12 de junho, sendo que o primeiro dia será de triagem para a escolha dos melhores trabalhos, que têm tema livre. Dias 11 e 12 haverá apresentação dos Contos e Poesias selecionados. A finalíssima acontecerá no dia 12.
As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura, nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Toda a programação será realizada no auditório da Casa de Cultura.

Paz


GANDHI
Originally uploaded by Jota Ninos.

NÃO EXISTE CAMINHO PARA A PAZ.

A PAZ É O CAMINHO.

Mahatma Gandhi

Comentando mudança

Olavo Neves comenta post cara nova de novo:

Mudança é a única certeza estável... mas confesso que gostava mais da velha cara.

Comentário do blog: eu também Olavo. O espaço anterior dava maior liberdade para a largura do texto, embora as fotos não ficassem boas. Talvez eu teste outros modelos, como forma de variar... brincar com a forma... mas o principal tem que ser o conteúdo...

segunda-feira, 23 de maio de 2005

Descuido na BR-163

A jornalista Wal Nascimento (TV Tapajós) registra em seu blog um caso de imprudência do 8º BEC:
"O Crime do Sabonete...

Eu gosto pra caramba do pessoal do Bec. Mais ainda do tenente coronel sabonete Dower Jerônimo. Só que uma notícia me deixou decepcionada e triste.

Os soldados do Bec estão trabalhando na restaruração da BR 163 e preparando o caminho para a pavimentação dos trechos que faltam (...). Num dos trechos (km 189), os soldados cavaram um buraco que serviria para destinar o lixo.
Um senhor que mora perto do local onde eles estavam trabalhando solicitou que o buraco não fosse feito próximo à casa por causa das crianças e dos animais domésticos. Ninguém ligou. E nenhuma medida de segurança foi tomada para evitar acidentes.
O neto daquele senhor, de 5 anos de idade, caiu no buraco e morreu. Os soldados disseram que o acidente aconteceu por imprudência do garoto e nenhuma assistência foi prestada à família depois do acidente."
Comentário do blog: a morte de uma criança é o ônus do progresso?

domingo, 22 de maio de 2005

Título eleitoral

Outra de Odacyl, no Fórum Diário:

"O novo titulo de eleitor será magnético (tipo cartão de crédito), com tarja. A implantação vai até 2009. Na eleição de 2006 já estará em uso em Minas - terra do presidente do TSE - e no Maranhão."
Comentário do blog: só falta determinar indenização por "propaganda enganosa", quando usarmos este "cartão de crédito político"...

Magistrados santarenos em destaque

Dois magistrados santarenos que atuam no Tribunal Regional do Trabalho, receberam destaque na coluna Fórum Diário do jornalista Odacyl Cattete, publicada neste domingo no Diário do Pará.

A primeira nota é sobre o desembargador Vicente Malheiros da Fonseca (filho do saudoso maestro Isoca), que verá pela primeira vez executado em público, o Hino da Justiça do Trabalho de sua autoria. Será em meio à solenidade de entrega de medalhas comemorativas aos 60 anos da Justiça Eleitoral, dia 2 de junho próximo. Segundo Cattete, “não demora muito, esse hino estará sendo adotado a nível nacional”.

A outra nota destaca decisão da juíza santarena Zuíla Dutra (esposa do jornalista Manuel Dutra), que juntamente com outro juiz decidiu sobre o pagamento da indenização trabalhista para a tripulação de nacionalidade Indonésia do navio Daniella I, de bandeira holandesa, apreendido em águas territoriais do Pará e que foi arrematado, em leilão, pela Atlântica Navegação, pelo valor de R$ 1,3 milhão.

Comentando Falhas

A jornalista Wal Nascimento (TV Tapajós), comenta o post "Falhas":
Tenho este texto!!!!! Acho -o o bicho da goiaba!!!! Ehehehehehe... É, tio, todos nós temos nossos momentos "miss", mas tem gente que exagera e não toma chá de simancol em casa... Dia desses estive a ponto de recitar um outro proverbio menos nobre pra um certo senhor sabe tudo, mas decidi deixar pra lá...Pra que gastar saliva e português com pau torto que jura que é prumo...Beijocas.

sexta-feira, 20 de maio de 2005

Sem o 21...

Quando comecei esse blog em março, minha intenção era apenas divulgar alguns textos e principalmente preparar um público para o livro que pretendia lançar no dia 21 de maio de 2005, em comemoração aos 21 anos de profissão que completo neste dia.

Pretendia... amanhã é 21 de maio e os tantos afazeres me impediram de lançar o livro nesta data. Espero poder lançá-lo em no máximo dois meses. Não vou falar em datas redondas porque talvez não consiga de novo... mas não passa deste ano!!! Juro!

Em 1998, anunciei aos quatro ventos que lançaria um livro sobre a história do rádio santareno... dei entrevistas, pesquisei, comecei a escrever mas não consegui. Esse é um projeto que um dia desengavetarei. É mais complexo do que o projeto atual, que será apenas a publicação de uma coletânea de artigos e textos que já escrevi em 21 anos. Se eu conseguir a primeira publicação este ano, depois o resto creio será mais fácil.

Enquanto isso, vou de blog...

Cara nova de novo...

Sou irriquieto.
Mais uma vez mudo a cara do blog...
Falta arranjar tempo para atualizá-lo com mais freqüência...
Um dia eu chego lá!

Falhas

Nos dias de hoje, a competição pode cegar profissionais de uma mesma área levá-los à busca da perfeição a qualquer custo. Inclusive apontando apenas os erros dos outros, como se o mesmo não tivesse falhas.
Estava filosofando com meus botões sobre isso e ao navegar na net, acabei entrando na página criada pelo Prof. Júlio Clebsch, destinado a discutir o dia-a-dia da educação e encontrei esse primoroso texto que lhe foi enviado por outro professor e resolvi colocar à disposição dos leitores deste blog, para reflexão:

"Falhas
Você já viu alguém que se acha mais inteligente do que na realidade é? Falo daqueles insuportavelmente "certos". Do tipo papai-sabe-tudo (é, daquele seriado antigo). Sempre desconfie das pessoas que dizem saber tudo. Você deve conhecer alguns, claro. Eles nunca erram. Nunca falham. Sempre culpam alguém ou alguma coisa, mas eles... eles são perfeitos. Transmitem a idéia - e muitas vezes acreditamos - de que o universo conspira a favor deles. É como se tivessem um toque mágico, divino.

Há pouco, recebi do professor Eleutério Dallazen, do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, uma mensagem muito bonita sobre pessoas e suas imperfeições. Tem tudo a ver com o parágrafo acima. Chama-se "Falhas", a qual repasso para vocês:

'Uma das coisas que fascina na cidade de San Francisco é ela
estar localizada sobre a falha de San Andreas, que é um desnível no terreno da
região que provoca pequenos abalos sísmicos de vez em quando, e grandes
terremotos de tempos em tempos.

Você está deslumbrado, caminhando pela cidade, apreciando
a arquitetura vitoriana, a baía, a famosa Golden Gate e, de uma hora para outra,
pode perder o chão. Ver tudo sair do lugar, ficar tontinho, tontinho. É pouco
provável que vá acontecer justo quando você estiver lá, mas existe a
possibilidade. Isso amedronta, mas ao mesmo tempo excita, vai dizer que não?

Assim são também as pessoas interessantes: têm falhas.
Pessoas perfeitas são como Viena, uma cidade quase perfeita.
Linda, sem fraturas geológicas, onde tudo funciona e você quase morre de tédio.

Pessoas, como cidades, não precisam ser excessivamente bonitas.
É fundamental que tenham sinais de expressão no rosto, um nariz com
personalidade, um vinco na testa que as caracterize.

Pessoas, como cidades, precisam ser limpas, mas não a ponto de não possuírem máculas. É importante suar na hora do cansaço. Também o é ter um cheiro próprio, uma camiseta velha para dormir, um jeans quase transparente de tanto que foi usado, um batom que escapou dos lábios depois de um beijo, um rímel que borrou um pouquinho quando você chorou.

Pessoas, como cidades, têm que funcionar, mas não podem
ser previsíveis. De vez em quando, sem abusar muito da licença, devem ser
insensatas, ligeiramente passionais. Devem demonstrar um certo desatino, ir
contra alguns prognósticos, cometer erros de julgamento e pedir perdão depois.
Aliás, pedir perdão sempre, para poder ter crédito e errar outra vez.

Pessoas, como cidades, devem dar vontade de visitar,
devem satisfazer nossa necessidade de viver momentos sublimes, devem ser
calorosas, ser generosas e abrir suas portas. Devem nos fazer querer voltar,
porém não devem nos deixar 100% seguros, nunca.

Uma pequena dose de apreensão e cuidado devem provocar.
Nunca devem deixar os outros esquecerem que pessoas, assim como cidades, têm
rachaduras internas. Portanto, podem surpreender.

Falhas. Agradeça as suas, que é o que humaniza você. E fascina os outros.'
Na próxima vez que você cruzar com o "senhor sabe tudo", mister perfeição, discretamente faça chegar às mãos dele esta mensagem. É melhor e mais prático do que você passar horas e horas discutindo e tentar convencê-lo de que ele não está certo."

Comentando sigilo de e-mails

Olavo Neves, assíduo leitor do blog comenta o post "Sigilo Quebrado':

"Concordo plenamente que as ferramentas disponibilizadas pela empresa são para uso estritamente dentro do contexto organizacional, porém as regras devem ser claras, ou seja, o funcionário contratado deverá ser devidamente esclarecido quanto aos procedimentos que regem o uso dos equipamentos."

Impaciência en las calles...


Cristóvão Buarque
Originally uploaded by Jota Ninos.

Deu no Blig do Noblat e eu reproduzo:

"O povo está impaciente nas ruas"

Do discurso pronunciado esta tarde pelo senador Cristovam Buarque (PT-DF):

"Este ano completamos 20 anos de democracia. Qual foi a resposta que demos ao povo para justificar a existência de uma democracia, além da necessária liberdade de que precisamos aqui? A liberdade é uma condição fundamental à democracia, mas não é condição suficiente. Não adianta, nem sobrevive democracia que não for capaz de dar respostas aos problemas do povo. E não resiste democracia cujo governo não tiver a legitimidade de cumprir algumas condições.

A primeira condição é a de manter a economia funcionando. E o governo do Partido dos Trabalhadores, do meu Partido, a meu ver, com todas as dificuldades, está cumprindo esse lado.

A segunda, é cumprir as promessas assumidas na campanha. Aí cometemos algumas falhas: ou porque o Governo não as cumpre ou porque não explica por que não cumpre. O povo vai ficando impaciente diante de promessas não-cumpridas.

A terceira condição é a de fazer as reformas sociais que o nosso País precisa. Quando vemos problema arrebentando na Bolívia, no Equador, na Argentina há algum tempo, é preciso ouvir o aviso que vem das "calles" (ruas) desses países. O aviso de que o povo não espera eternamente diante do show democrático dos políticos se não houver uma mudança concreta na realidade das condições de vida. E não estamos fazendo essas reformas.

O quarto é passar com clareza a idéia de que somos um governo honesto. A corrupção não apenas deteriora o governo, mas transforma a impaciência do povo em rebeldia, e a rebeldia, em revolução. E, às vezes, sem esperar, acordamos num clima de conturbação. O slogan na Bolívia, no Equador e na Argentina era que se "vayan todos", em espanhol. Ou seja, que não fique nenhum. Não faziam diferença entre situação e oposição.Esse é um risco que podemos estar começando a viver.

O povo está impaciente nas ruas. Para onde nós, líderes brasileiros, queremos levar este País? Onde queremos definir que esteja o Brasil em 2022 quando estivermos completando o segundo centenário da República?"

Comentário do blog: pertinente e sóbria a declaração de um dos melhores quadros que o PT tem e que foi relegado a segundo plano pela "linha mais dura" do atual governo. Lula foi obrigado a "despachar" o então ministro da Educação por telefone... Sem histrionismo facistóide de esquerda ou de direita, o senador Cristóvão Buarque dá uma lição de civismo e nos coloca uma enorme pulga atrás da orelha. Que os governantes ouçam o clamor que vem das ruas, esburacadas ou não...

Referência de saúde


Udi
Originally uploaded by Jota Ninos.

O jornalista e ex-colega de TV Tapajós, Udirley Andrade (foto descaradamente copiada do blog da Wal), estréia no blog, hoje, com informações sobre a secretaria municipal de saúde, onde atua como assessor de imprensa. Ele informa que:

"A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém vai colocar em funcionamento, ainda este mês, o Centro de Referência de Saúde doTrabalhador que vai atender também municípios do oeste do Pará.

Nele, serão prestados diversos serviços com a finalidade principal de prevenir doenças ocupacionais através de várias ações. O atendimento será feito em parceria com o Ministério do Trabalho,Sindicato de trabalhadores, Vigilância Sanitária, Conselho Intersetorial deSaúde do Trabalhador (CIST) e Conselho Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde vai estruturar um espaço comequipamentos e profissionais que vão desenvolver as diversas atividades para evitar que as doenças ocupacionais continuem prejudicando trabalhadores. A equipe que vai fazer os atendimentos, que inclusive já está sendo contratada, será composta por enfermeiros, advogados, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e técnico em acidente de trabalho.

Entre as principais doenças ocupacionais estão: as das vias aéreas, a perda auditiva induzida por ruídos, a lesão por esforço repetitivo, as intoxicações exógenas, e os distúrbios mentais."

Comentário do blog: sugiro ao Udi que, dentro das possibilidades, solicite apoio do secretário para que entre "as diversas ações" seja produzida uma cartilha sobre esse tema, pois a grande dificuldade para o tratamento de algumas das doenças citadas acima é exatamente a falta de esclarecimento do trabalhador comum diante da retórica científica, que afasta qualquer cidadão do conhecimento. Aí, expressões como "intoxicações exógenas" e coisas do tipo, teriam uma nomenclatura mais palatável até para nós jornalistas, que vez por outra "patinamos" nesses tipos de expressões e precisamos até recorrer ao "pai de todos"... Eu ganhei (não me recordo de quem), há alguns anos, um livreto feito para jornalistas que explica algumas coisas sobre o jargão médico, para a gente não se embananar... Coloco à disposição dos colegas que quiserem uma cópia...

quinta-feira, 19 de maio de 2005

Desafio entre Pérolas


cristonoas
Originally uploaded by Jota Ninos.

Santarém vai participar no próximo dia 25 de maio de um salutar desafio internacional contra a cidade mexicana de Torreón, como informa Nelma Bentes, assessora de comunicação da Prefeitura. Trata-se do Dia do Desafio, "uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem estar", segundo ela.

Torréon, uma cidade industrial com 900 mil habitantes que fica no coração do México, no estado de Coahuila, tem muita coisa em comum com nossa cidade, segundo pesquisei em seu site oficial (http://www.torreon.gob.mx/): ela é conhecida como a “Perla de la laguna de Mayran” (nome de uma tribo indígena), ou seja “Pérola da Laguna de Mayran”. Lá como aqui, um padre criou uma missão para catequizar os índios que acabou virando uma importante cidade, por volta de 1893, duzentos e trinta e dois anos depois de Bettendorf andar por aqui...

Seu principal cartão postal (foto), lembra entretanto outra cidade brasileira, e seu nome provém das dezenas de torres construídas por fidalgos espanhóis que até hoje estão de pé contribuindo com o turismo e com a preservação da história, ao contrário dos nossos “castelos” que viraram areia...

Falando ainda sobre o “Desafio das Pérolas”, o evento aqui será coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) com apoio da Prefeitura, e se propõe a incentivar que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Os interessados em participar da competição devem procurar o SESC sobre como fazer o registro de sua participação. As empresas podem, por exemplo, realizar sessões de ginástica, caminhadas, uso de escadas para subir ou descer poucos andares; as associações de bairros podem promover jogos, ruas de lazer, sessões de relaxamento, passeios de bicicletas; escolas e clubes podem realizar campeonatos, jogos esportivos e recreação; em casa pode-se praticar ginástica, dança, alongamento. Cada pessoa ou grupo pode criar sua forma de participar.

Cada registro de participação é muito importante para o total geral alcançado pela cidade. Assim que a atividade for realizada, deve ser registrada. Depois que todas as cidades divulgarem seus números, os resultados estarão disponíveis no site dos organizadores.

Nelma informa ainda que em Santarém, SESC e Prefeitura organizam um passeio ciclístico que sairá às 07h da manhã de frente da Igreja de São Sebastião. O Dia do Desafio inicia às 0h e termina às 21 h do dia 25 de maio de 2005.

Comentário do blog: Santarém poderia aproveitar o desafio e se espelhar na organização de Torreón, pelo menos pelo que se vê em seu site. Falando em site, Nem Lira Maia, nem Maria do Carmo conseguiram até hoje colocar um site decente. O de Maia até que teve uma boa proposta, mas acabou se perdendo na morosidade tecnicista de Alexandre Von. O de Maria ainda está em construção (www.santarem.pa.gov.br) ... esperamos que não demore muito. Quanto ao “desafio”, vou dar meus pulinhos para ajudar Santarém a ganhar de Torreón, e aproveitar para perder alguns quilinhos...

terça-feira, 17 de maio de 2005

Sigilo quebrado

Essa é pra quem é habituado a usar e-mail de seu trabalho. Uma decisão judicial causa arrepios aos internautas em seu local de trabalho...
"Empresa pode rastrear e-mail de trabalho de funcionário
São Paulo - O Tribunal Superior do Trabalho decidiu que as empresas podem rastrear e-mail do empregado com o objetivo de obter provas para demissão por justa causa. O banco fez o pedido à Justiça depois de descobrir que um funcionário mandava mensagens eletrônicas com fotos de mulheres nuas aos colegas.
Para a 1ª Turma do TST, não houve violação à intimidade e à privacidade do empregado. Os ministros consideraram que a prova obtida dessa maneira é legal. Segundo o relator do processo, ministro João Oreste Dalazen, o empregador pode exercer, de forma moderada, generalizada e impessoal, o controle sobre as mensagens enviadas e recebidas, com a finalidade de evitar abusos.
Segundo o ministro, o e-mail fornecido pela empresa tem natureza jurídica equivalente a uma ferramenta de trabalho. Dessa forma, a não ser que o empregador autorize outra utilização, o uso do e-mail é estritamente profissional. Dalazen disse que a senha pessoal fornecida pela empresa ao empregado não é uma forma de proteção para evitar que o empregador tenha acesso ao conteúdo das mensagens. Ao contrário, afirmou, ela serve para proteger o próprio empregador para evitar que terceiros tenham acesso às informações da empresa, muitas vezes confidenciais, trocadas pelo correio eletrônico.
O relator admitiu a utilização comedida do correio eletrônico para fins particulares, desde que sejam observados a moral e os bons costumes. Em razão da ausência de normas específicas sobre a utilização do e-mail de trabalho no Brasil, o ministro recorreu a exemplos de casos ocorridos em outros países. No Reino Unido, país que, segundo Dalazen, mais evoluiu nessa área, desde 2000 uma lei autoriza que as empresas monitorem mensagens eletrônicas e telefonemas de seus empregados.
Noutro caso, a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu que os empregados têm direito à privacidade no ambiente de trabalho, mas não de forma absoluta. A tendência dos tribunais norte-americanos seria a de considerar que em relação ao e-mail fornecido pelo empregador não há garantia de privacidade. Dalazen enfatizou que os direitos do cidadão à privacidade e ao sigilo de correspondência, assegurados pela Constituição Federal, dizem respeito apenas à comunicação estritamente pessoal.
O e-mail corporativo é cedido ao empregado e por se tratar de propriedade do empregador é permitido exercer controle das mensagens.
Fontes: Revista Consultor Jurídico e Globo on-line"

De volta...

Por conta de uma viagem no final de semana, para tratar de assuntos particulares em Belém, me desconectei da Net e não atualizei o blog. Ainda hoje retomo as atualizações.

quinta-feira, 12 de maio de 2005

Comentando Miguel

A nota postada hoje sob o título "Ainda o troféu", começou a gerar comentários, como o da ex-repórter Núbia Pereira, atualmente secretária de turismo e meio ambiente de Belterra:
"Achei louvavel o comentário do Miguel embora eu concorde 50 por cento so com o que ele falou. Os itens 1 e 2 eu assino embaixo. Agora com relação ao seu ponto de vista sobre o Bom Dia Santarém, eu sinceramente acho que o BDS dá um banho nos demais, apresentados no município. Quando eu trabalhava na emissora eu sempre fazia questão de apresentar minhas reportagens no BDS principalmente porque tinha um retorno legal (não desmerecendo o 1a. e 2a. edição). O fato de ser levado ao ar cedinho mantém todos bem informados, embora eu tenha q concordar que há muita repetição de matérias. O certo é que tem dias que a maré não tá pra peixe e as vezes o repórter tem que se rebolar para encher uma belas lingüiças...."

Ainda o Relicário

Recebo e publico e-mail de um leitor do Rio Grande do Sul, que se interessou pela nota sobre o Relicário:
"Olha só... de onde tu é? Eu tava viajando pela internet e achei teu blogg que fala de um lugar chamado relicário... acontece que eu sou dono de um bar em Porto Alegre com esse nome... dá uma olhada em http://relicariobar.blogspot.com

saudações, Clei"
Comentário do blog: alguém tem novas informações sobre o nosso Relicário? Aguardo notícias...

Ainda o troféu

Recebi há dias em meu e-mail, comentário do jornalista Miguel Oliveira sobre o Troféu Imprensa. Considero algumas de suas colocações interessantes e que podem suscitar um bom debate, por isso passo a publicá-lo na íntegra:
"Como o teu blog é um espaço para debate de idéias e manifestação de pensamento, encaminho os meus comentários sobre o troféu “imprensa”.
1- Acho o título do certame equivocado. Por ser cópia da premiação que faz o Sílvio Santos, para manter o mesmo título teria que ser nos moldes do SBT, isto é, quem julga são profissionais da imprensa, bem entendido, jornais, revistas, professores de jornalismo e sites de informação. Mas adequado seria enquadrar a premiação como “destaques do rádio e da televisão”.
2- Sem tirar a credibilidade do sindicato dos radialistas, fica sempre uma interrogação sobre os critérios de escolha dos vencedores e quem, afinal, escolhe os nomes que são premiados. Pela minha experiência, tenho certeza que muitos dos “jurados” não têm o costume de ouvir os programas informativos das emissoras locais. Além do mais, nem mesmo os dirigentes dessas entidades populares têm cabedal suficiente para distinguir o que é bom ou ruim na programação radiofônica e televisa.
3- Dar o prêmio de melhor telejornal ao Bom Dia da Tapajós é brincadeira. Melhor seria premiá-lo com o troféu “rainha da sucata”. Só traz notícia velha e repetida do jornal 2ª edição do dia anterior e entrevistas enfadonhas. Aliás, em vez do clone, deveriam premiar a matriz. Em atualidade a que se propõe por ser o primeiro telejornal da emissora, o BDS perde feio para o jornal da manhã da Rádio Rural, que apesar das limitações, fez jus ao prêmio de melhor radiojornal. Veja a que ponto nós chegamos: o melhor informativo das emissoras santarenas é do rádio e não da televisão, que tem, teoricamente, mais recursos e maior equipe.
4- Na categoria repórter radiofônico, o premiado é useiro e vezeiro em repetir o que o concorrente direto da rádio Guarany já noticiou horas antes, agravado ainda pelo fato do mesmo se valer de matérias exclusivas de O Estado do Tapajós e retransmiti-la sem citar a fonte da notícia, dando a falsa impressão ao ouvinte que a mesma foi apurada por ele. Há cerca de 15 dias, tudo o que o Ray Pereira noticiou no programa do Edinaldo Mota, o premiado repetiu, sem ter, ao menos, o cuidado de inverter a ordem das notícias. Um júri criterioso evitaria essa aberração.
5- Um dos programas premiados da TV Guarany (variedades) não merece nem menção quanto mais ganhar prêmio. Justiça foi feita ao Cidade Alerta que, sem apelação, vem se consolidando como um bom informativo da tevê santarena. Por linhas tortas, os jurados mandaram para o limbo do esquecimento os outros dois concorrentes, que usam e abusam das baixarias para tentar ganhar audiência.
6- Por último, nenhuma emissora FM deveria receber prêmio na categoria melhor programação musical. Dia desses, liguei o rádio na 94, só tocava porcaria. Girei o dial para a 100 e a cena se repetia. Mudei para a Rural. Surpreendentemente, lá sintonizei uma excelente programação musical, com muita MPB e música ao gosto do povão, mas sem apelação ou letras de duplo sentido. Em FM, programação musical de qualidade só mesmo no horário do Antônio Fernando (sic), a quem eu nem conheço.
Grato, Miguel Oliveira
Comentário do Blog: com relação ao primeiro tópico, já disse ao Miguel que o troféu tem esse nome porque seu criador, o ex-colunista do Jornal de Santarém, Geraldo Bandeira, assim o nomeou em meados dos anos 80, e depois que foi embora de Santarém, repassou a premiação para o Sindicato que preferiu não mexer numa marca já consolidada, mas concordo que o nome poderia ser outro. Quanto aos critérios de escolha, eu que já acompanhei a organização de várias versões do Troféu Imprensa e sei que já foram tentadas várias fórmulas, inclusive a sugerida por Miguel. Ocorre que há cada ano, na tentativa de evoluir e melhorar, a comissão encarregada do evento ouve os associados e acaba mexendo na fórmula. Isso nem sempre contenta a todos, mas quem sabe um dia se chegue a um denominador comum (e quem sabe agrade gregos e troianos...se é que é possível!). Quanto aos demais comentários, por serem estritamente pessoais, me reservo a não comentá-los, mas abro espaço àqueles que foram citados para questionarem os posicionamentos de Miguel. Uma última informação: "Antonio Fernando" na verdade é Pedro Fernando, e realmente tem um programa que se alinha com o meu gosto, com o de Miguel e de outros intelectuais... Mas o rádio tem que ser eclético e atingir todos os gostos, e não só os do Miguel ou o meu...

O retorno

Volto depois de três dias viajando nas minhas entranhas...

Essa foi a pior crise em minha “flora intestinal” nos últimos cinco anos. Já é um problema crônico, mas que sempre se cura com um remédio específico. Apesar de saber sua causa (a gula), não consigo me desvencilhar disso e sempre me excedo em momentos de festa, como foi o domingo da mães.

Resultado: três dias nocauteado sem poder sentar à frente do computador para atualizar meu blog ou ir à aula (sentei em outro tipo de “trono”). Trabalhei na marra e até larguei minha trupe teatral antes de começar a primeira apresentação do Kauré no projeto Viva a Vida da TV Tapajós, no Jardim Santarém.

Dizem os entendidos em astrologia que a sina dos cancerianos, como eu, é padecer desse tipo de doença, e até morrer delas... Não sei se quero tirar a prova dos nove...

Mas enfim, estou de volta e começo hoje uma nova fase tentando atualizar o blog com banda larga e maior inserção no meio jornalístico. A crise pelo menos serviu para a produção de um novo poema que divulgo nos próximos dias.
Obrigado aos que continuaram me visitando e aguardando as atualizações e obrigado à Mirika pelos conselhos...

terça-feira, 10 de maio de 2005

Nocauteado

Desde ontem estou amargando os excessos do Domingo da Mães. Nocauteado, mal consigo me postar à frente do PC, por conta de uma bruta infecção intestinal... volto em breve.

domingo, 8 de maio de 2005

Imagens do Troféu Imprensa II


Afonso Arinos
Originally uploaded by Jota Ninos.

Está difícil postar as fotos do Troféu Imprensa (produzidas por Jurandir Azevedo) por causa da lentidão da net, mas vou continuar tentando.

Recebi um comentário anônimo sobre minha informação dando conta do porquê dos diretores da Guarany não terem ido ao evento ou mandado representante, e publico por achar que pode ter algum fundamento:

"Ninos, não foi esse o motivo da ausência de diretores da Guarany. A matriarca da famí­lia, D. Jacira está entre a vida e a morte em Belém e todos os filhos estão ao seu lado. Registre-se."

Comentário do blog: a informação não é de todo verdadeira e a foto ao lado comprova que pelo menos um dos filhos de D. Jacira estava presente ao evento para receber seu diploma de hour concurs: o operador de áudio Afonso Arinos Pereira. Pode até ser que o fato da matriarca estar doente tenha sido o motivo da ausência de diretores da Guarany, mas já que um dos irmãos foi, mesmo não sendo diretor, poderia ter levado ao menos uma mensagem ao evento explicando tal fato, como fez o jornalista Roney Oliveira que mandou uma carta justificando sua ausência caso fosse contemplado (como foi). Tenho certeza que o sindicato registraria com pesar e prestaria sua solidariedade à família por este momento, já que no ano passado já havia homenageado o patriarca da família Guarany. O blog está aberto para que algum dos diretores da Guarany comente as informações postadas aqui, sobre o imbróglio que tirou um pouco do brilho da premiação alcançada pelo grupo.

sábado, 7 de maio de 2005

Imagens do Troféu Imprensa I


Dsc05637
Originally uploaded by
Jota Ninos.

O blog passa a postar a partir de hoje, algumas fotos do Troféu Imprensa 2005, realizado na noite de sexta-feira, 06/05, no auditório do Iespes. O trabalho fotográfico é de Jurandir Azevêdo. A primeira foto é do presidente do Sindicato dos Radialistas, Daleuson Menezes, o "Dadá", na abertura da solenidade.

Primeiro-ministro

Os ingleses, a exemplo dos americanos, acabaram dando um novo mandato (o terceiro) a Tony Blair, um dos senhores da famigerada guerra do Iraque.
Como nos Estados Unidos, muita gente esperava que ele não fosse reeleito, já que a sociedade britânica repudiou a entrada da Inglaterra no conflito em terras árabes...
Comentário do blog: cada povo tem o primeiro-ministro que merece...

Patada de Jatene

O governador Simão Jatene, que esteve ontem em Santarém para "fazer média" em Alter do Chão e ter imagens para sua mídia que deve enfatizar, em breve, a "atenção" que ele dá para a região, causou mal estar entre os repórteres que cobriram sua visita-relâmpago.
Avisado, talvez, por um de seus milhares de "aspones" de que haveria um clima hostil e que alguma das empresas de comunicação poderia instigá-lo, ele chegou "armado" e pronto para atacar qualquer pergunta que lhe parecesse ter esse fim, mas atirou no alvo errado...
A colega Kátia Carvalho (TV Guarany), que acompanhou todo o périplo jateniano, perguntou ao governador assim que ele chegou no aeroporto de Santarém, sobre as possíveis demissões de policiais temporários e recebeu uma patada de Jatene: "Você deve perguntar isso a quem de direito". A repórter justamente retrucou: "e não seria o snhor, Governador?". E ele deu sua patada final: "Minha filha, sei que você foi mandada aqui para isso..." e virou-se para outro lado de forma descortês, deixando atônitos os demais repórteres...
Comentário do blog: a atitude de Jatene é típica do alto tucanato paraense. Almir Gabriel era contumaz nessa prática. A arrogância dos governantes é a pura demonstração de sua incompetência. A solidariedade do blog com a colega Kátia.

Ecos do Troféu Imprensa

Alguns detalhes que anotei, da festa realizada ontem à noite pelo Sindicato dos Radialistas que premiou os destaques de rádio e TV de 2004:

- Das três empresas que ganharam troféus, somente a Guarany não esteve representada pelos seus diretores. Segundo informações de bastidores, o colega radialista que representou a emissora na comissão organizadora do Troféu Imprensa teria sido o responsável pelo mal estar entre a direção da Guarany e o Sindicato (que trocaram farpas durante a semana, através de cartas), ao disseminar informações de que o resultado do concurso estaria “viciado” e que a empresa não ganharia nenhum troféu. O colega acabou “quebrando a cara”, pois a Guarany acabou sendo, proporcionalmente, a grande vencedora da premiação tendo mais prêmios no âmbito de TV do que a Tapajós com todo o seu potencial. Lamentável atitude do colega, que já é contumaz nessa prática, desde a fundação do Sindicato, já tendo sido até mesmo pivô de brigas com outros colegas por sua postura anti-ética...

- Por outro lado, Vânia Maia (Tapajós) e Padre Edilberto Sena (Rural), compareceram à festa e prestigiaram seus profissionais e inclusive subiram ao palco para receber alguns troféus de profissionais ausentes. O eterno radical Edilberto Sena, que não usa jeans e nem toma Coca-cola para demonstrar seu anti-americanismo, esteve na festa usando uma roupa informal (camisa em estilo havaiano) e teve que receber o (merecido) Troféu Imprensa (patrocinado pela Coca-cola) para o locutor Gérson Gregório, das mãos do diretor do Iespes, o americano Ronaldo Bertagnoli...

- Nel Fernandes, com sua alegria e espontaneidade, foi a primeira a quebrar o protocolo, já que a cerimônia teve uma apresentação correta e formal e parecia não abrir espaços para depoimentos, o que Nel acabou fazendo com um discurso emocionado ao receber o troféu de locutora FM e cunhar a frase da noite, repetida depois por outros radialistas: “Este é meu!”...

- Apesar de bem organizada, a festa (como toda festa do tipo) teve pequenos e hilariantes deslizes no palco. Quando os apresentadores anunciavam os concorrentes, deveriam aparecer no telão as fotos ou nomes dos homenageados, mas por uma falta de sincronia entre os apresentadores e o operador de vídeo, algumas fotos entraram em momento errado. A platéia riu muito quando Edinaldo Mota foi chamado para receber seu diploma de hous concurs e apareceu a foto de Paulinho Brito. Sinval Ferreira que estava sentado ao seu lado não perdeu a oportunidade zoar com seu colega: “Rejuvenecestes, Mota!”...

- Jota Sena, como sempre irreverente, fez um discurso em tom de desabafo do tipo “vocês vão ter que me engolir” (ele que já perdeu várias disputas pela presidência do Sindicato), mas cometeu um deslize que levou todo mundo a rir afirmando que “entro para história por ser o único radialista a receber por três anos consecutivos o prêmio hours concurs!”. Na verdade o diploma é para aqueles que não concorrem ao troféu e é entregue apenas como deferência por já terem recebido cinco premiações anteriores em sua categoria e foi dado a todos os que se encaixam nesta situação, nos últimos anos...

Vencedores do Troféu Imprensa III

Na categoria de prêmios especiais, o Sindicato entregou o troféu Haroldo Sena para o Projeto SEARA, que atende há 26 anos crianças desnutridas da periferia. Entregou também os diplomas dos profissionais hours concurs, que já receberam cinco troféus em suas categorias e não entram mais na votação geral: Afonso Arinos (Gurany FM), Jota Sena (Guarany), Edinaldo Mota (Guarany) e Sinval Ferreira (Rural). Por fim, foi entregue o troféu de profissional do ano ao radialista e jornalista Milton Corrêa, que está completando 25 anos de atividades.
A cerimônia, presidida pelo radialista Daleuson Menezes, presidente do Sindicato do Radialistas, teve como mestres de cerimônia o ex-apresentador de Tv Djalma Vasconcelos e a apresentadora Brenda Barros. A organização do evento foi dos alunos do curso de Propaganda e Mídia e o patrocínio foi da Coca-cola.

Vencedores do Troféu Imprensa II


Su
Originally uploaded by Jota Ninos.

Os grupos de comunicação Tapajós, Guarany e Rural arrebataram todos os 18 troféus oferecidos pelo Sindicato.

A Rural confirmou sua hegemonia na faixa AM, levando os cinco troféus destinados às categorias de Comunicador AM (Gérson Gregório), Narrador Esportivo (Ivaldo Fonseca), Repórter Esportivo (Minael Andrade), Jornal Radiofônico (Jornal da Manhã) e Programação Musical AM (Francisco Salles Nascimento).

A Guarany conquistou quatro troféus no âmbito de rádio e um no de TV, num total de cinco troféus nas categoria de Locutor Noticiarista (Paulo Brito), Programa de Variedade de TV (Vitrine), Apresentador de Programa de Variedades de TV (Léo Araújo), Programa Jornalístico de TV (Cidade Alerta) e Apresentador de Programa Jornalístico de TV (Ronei Oliveira).

A Tapajós foi a grande campeã da noite conquistando oito troféus, sendo cinco no âmbito de rádio e três no âmbito de TV. Arrebatou os troféus das categorias de Comunicador FM (Nélson Mota), Locutor FM (Domingos Campos), Locutora de FM (Nel Fernandes), Programação Musical FM (George Santos), Repórter de Rádio (Armando Carvalho), Telejornal (Bom Dia Santarém), Apresentador de Telejornal (Suelen Reis) e Repórter de TV (Mauro Torres).

Vencedores do Troféu Imprensa I

Terminou ainda há pouco mais uma edição do Troféu Imprensa, premiação anual do Sindicato dos radialistas que homenageia os principais destaques profissionais do rádio e da televisão, no ano que passou.

A festa, que evolui há cada ano e ganha cada vez mais o brilho de eventos nacionais e internacionais, com um mis en cène que nos remete ao clima holliwoodiano do Oscar, aconteceu no belíssimo auditório do Iespes (Instituto Esperança de Ensino Superior), o mais novo parceiro do Sindicato dos Radialistas como parte das comemorações da Semana das Comunicações, evento promovido pela primeira turma de Propaganda e Mídia daquela instituição.

Além dos estudantes do Iespes, de grande parte dos profissionais dos meios de comunicação e de uma grande público, várias autoridades compareceram ao evento, como a prefeita Maria do Carmo e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Beth Lima.

sexta-feira, 6 de maio de 2005

Chico e Lula

Essa não é tão nova, mas eu não poderia deixar de registrar no blog em se tratando de afirmação de meu ídolo. Trata-se de um trecho da entrevista que pesquei no Diário Vermelho, jornal virtual do PC do B, traduzida do El País (jornal espanhol) de onde foi traduzida:

"Chico Buarque reafirma apoio a Lula mas alerta para o perigo dos 'braços confortáveis dos banqueiros'

Aos 60 anos, não aparentes, Chico Buarque conseguiu triunfar em duas especialidades artísticas muito diferentes: a música e a literatura. Eleitor do presidente Lula, acaba de participar do festival literário PEN World Voices, que reuniu em Nova York os principais escritores de todo o mundo. Buarque publicará em breve na Espanha seu último romance, "Budapeste". (...)
Como você vê a situação do Brasil atual, com Lula?
Chico - Eu votei nele e continuo tendo confiança. São muito estreitas as margens que ele tem para mudar as coisas e há muitos setores da esquerda que estão impacientes. Mas sua obrigação é de governar para todos os brasileiros, e além disso não o elegeu só a esquerda, mas também outros setores muito amplos da sociedade. A grave complicação que tem e que não tem remédio senão gerar confiança em todos os que não votaram nele, e isso é perigoso. Em vez de ter ciúme, deveríamos estar perto dele porque, creia-me, os braços dos banqueiros são muito confortáveis...
Tanto que podem acabar o asfixiando...
Chico - Bem, especulou-se muito sobre o que aconteceria quando Lula chegasse, e afinal não aconteceu nada. Dizia-se que as mudanças que ele ia introduzir seriam perigosas, cheias de riscos, que afetariam a governabilidade do país. E isso não aconteceu. Esperavam-se conflitos sociais, e não aconteceram. Pensou-se que a economia seria um desastre, e não foi. Talvez o que ele esteja fazendo seja mais da mesma coisa, mas talvez não tenha muitas possibilidades de ir mais longe. Pelo menos por enquanto. Creio que votaria nele de novo. Pelo menos está realizando algumas das coisas que se esperavam dele. (Fonte: El PaísTradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves)"
Comentário do blog: nada mais revolucionário do que Chico dar um depoimento como esse, que vai de encontro ao patrulhamento da esquerda maluca e da direita facistóide.

Túnel do Tempo

Foi uma verdadeira viagem no tempo.
A participação na mesa-redonda dos alunos do curso de Propaganda e Mídia do Iespes, ontem à noite, foi gratificante e estar com antigos companheiros da Rádio Rural como Clenildo Vasconcelos (hoje, TV Santarém), Sampaio Brelaz (hoje, TV Tapajós) e Sinval Ferreira (além de Paulo Thiamer/Tapajós e Jeso carneiro/Gazeta), foi uma festa de congraçamento inesquecível.
No final uma idéia vagava entre nós: está na hora de fazermos um Congresso Regional de Comunicação, para debater o momento atual por que passamos e lembrar os mais de 150 anos de comunicação nesta região.
E quem sabe possamos até nos desarmar para discutir questões que interessam a todos? Fica a idéia para quem dela quiser se apossar.

Lançamento

Recebo pela primeira vez, e agradeço, o press release da companheira Nelma Bentes, assessora de comunicação da prefeitura, e destaco a seguinte nota (boletim nº 18):
"SEMDES LANÇA HOJE PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Com a presença da Prefeita Maria do Carmo e de diversas autoridades municipais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES) realiza amanhã (hoje), 06, uma sessão para apresentação do Plano de Desenvolvimento Municipal, denominado Projeto Ver-a-Paz, que é resultado de um diagnóstico da situação sócio-econômica de Santarém, suas potencialidades e perspectivas.

Maria da Conceição Pereira de Lima, titular da SEMDES, disse que a proposta do Plano é sugerir propostas para o desenvolvimento com base nos princípios da justiça e da sustentabilidade. Segundo ela, o Projeto Ver-a-Paz buscou ser socialmente includente, ambientalmente responsável e eminentemente participativo. Maria da Conceição Lima lembrou também que o objetivo do Projeto é mobilizar os agentes da produção para organizar o setor, garantir melhores resultados e melhor distribuição de renda.

A sessão de apresentação do Plano será realizada na própria SEMDES, às 19h30min."
Comentário do blog1: apesar de não saber onde fica a sede do Semdes gostaria de poder ir, mas infelizmente não estarei lá pois o evento vai rivalizar com o Troféu Imprensa, que deve mobilizar toda a categoria de radialistas santarenos. Quanto ao nome do projeto, concordo com o que escreveu o Jeso Carneiro em seu blog e acrescento que do ponto de vista de marketing, esse nome nos remete ao principal cartão postal de Belém com a qual estamos querendo cortar em definitvo o cordão umbilical. Creio que é possível encontrar um nome mais condizente com os objetivos do projeto.
Comentário do blog2:E falando em Semdes, Miguel Oliveira, do Jornal O Estado do Tapajós, profetiza que em breve Pedro Peloso assumirá a dianteira da Semdes, que foi moldada para abrigá-lo no governo, o que não ocorreu em virtude de um acidente de percurso que manchou a biografia de um dos fundadores do PT em Santarém (a Operação Faroeste, lembram?). Segundo Miguel, a atual secretária seria recambiada para o futuro Banco do Povo. E eu pergunto ao "primeiro-ministro": HABEMUS PETRUS?

Habemus acqua?

Notícia alvissareira dada pela Agência Brasil:
"População vai ter informações sobre a água que consome
A partir de 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, as contas de água passarão a ter informações sobre a qualidade e as características doproduto que chega às torneiras dos brasileiros. O relatório mensal é produto do decreto-lei da água, divulgado nesta quarta-feira (04) pelos ministros da Saúde, Humberto Costa; da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; e das Cidades, Olívio Dutra.
O decreto também determina que, até quinze de março de cada ano, os consumidores recebam um relatório com informações detalhadas do Código de Defesa do Consumidor, um resumo sobre a qualidade da água e a identificação dos mananciais com característicasdos níveis de proteção e processos de tratamento. 'O acesso à informação fortalece o exercício do controle social que é fundamental para o desenvolvimento da política, da sociedade e do meio ambiente', disse o diretor do Departamento de Proteção e Defesa doConsumidor do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita.
O ministro da Saúde, Humberto Costa, lembrou que a qualidade da água é um passo importante para o desenvolvimento do programa de saúde bucal no Brasil. 'A medida é um avanço importante da cidadania. Estamos aumentando a transparência dos serviços públicos, mas, sem dúvida, a saúde será a maior beneficiária', afirmou.
Para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, esse é um direito do consumidor que estava no código do Consumidor há 15 anos, mas só agora se concretizou. 'Passa a ser um instrumento efetivo, uma ferramenta de defesa da própria saúde do consumidor."
Comentário do blog: tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas em Santarém fica a pergunta: HABEMUS ACQUA? ("Temos água?", em latim tapajoara...). É bom perguntar ao governador Simão Jateve, digo, Jatene...

quinta-feira, 5 de maio de 2005

Comunicação

Semana da comunicação, entrevistas, palestras, nova apresentação teatral, trabalhos de aula, internet lenta, meu livro sai-não-sai, tudo somado = pouco tempo para atualizar o blog.

Multi-tarefa dá nisso.

Espero poder retornar às atualizações com notícias quentes a partir de domingo. E a partir da próxima semana com banda larga e nova atividade jornalística, estarei mais integrado neste mundo que eu amo.

E hoje ainda tenho que encontrar meu velho pai e felicitá-lo pelos 84 anos. Parabéns ao velho grego (apesar dele ainda não estar conectado na net)!

quarta-feira, 4 de maio de 2005

Fado Tropical

É sempre bom tomar café da manhã ouvindo boa música, e só Nélson Mota (94 FM) é capaz de nos oferecer o néctar do deuses. Mota não se prende aos padrões das músicas estritamente comerciais, mesclando clássicos da MPB com as músicas do momento.
Hoje ele nos brindou com a excelente pérola da MPB, "Fado Tropical", do meu sempre amado Chico Buarque de Hollanda. Essa música fez parte da peça "Calabar, o elogio da traição", de Chico e Ruy Guerra, peça que foi proibida pela ditadura nos anos 70.
Essa música foi regravada recentemente pela nossa Fafá de Belém e apresentada no Fantástico, com a participação de Chico cantando a parte declamada da música.
Para quem não conhece essa maravilha de letra que mescla imagens de Portugal e do Brasil, aí vai o texto:

Fado tropical
Chico Buarque - Ruy Guerra/1972-1973
Para a peça Calabarr de Chico Buarque e Ruy Guerra

Oh, musa do meu fado
Oh, minha mãe gentil
Te deixo consternado
No primeiro abril
Mas não sê tão ingrata
Não esquece quem te amou
E em tua densa mata
Se perdeu e se encontrou
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal
"Sabe, no fundo eu sou um sentimental
Todos nós herdamos no sangue lusitano
uma boa dose de lirismo...(além da sífilis, é claro)*
Mesmo quando as minhas mãos
estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar
Meu coração fecha os olhos e sinceramente chora..."

Com avencas na caatinga
Alecrins no canavial
Licores na moringa
Um vinho tropical
E a linda mulata
Com rendas do Alentejo
De quem numa bravata
Arrebato um beijo
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

"Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto
De tal maneira que, depois de feito
Desencontrado, eu mesmo me contesto
Se trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto
E se o meu coração nas mãos estreito
Me assombra a súbita impressão de incesto
Quando me encontro no calor da luta
Ostento a aguda empunhadora à proa
Mas o meu peito se desabotoa
E se a sentença se anuncia bruta
Mais que depressa a mão cega executa
Pois que senão o coração perdoa..."

Guitarras e sanfonas
Jasmins, coqueiros, fontes
Sardinhas, mandioca
Num suave azulejo
E o rio Amazonas
Que corre Trás-os-Montes
E numa pororoca
Deságua no Tejo
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um imenso Portugal
Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal
Ainda vai tornar-se um império colonial

* trecho original, vetado pela censura

Comentando Botafogo

Jeso Carneiro comenta o post "Coração na mão":
"Ninos,
Sabes como ninguém o ninho de botafoguenses que abriga Santarém. Quando o time vence, a cidade resplandece; quando o resultado é adverso, silencia.
Esse final de semana não vacilei, quando em Belém, em entrar no Cinema 3 para assistir ao filme sobre o Garrincha, baseado na obra do Ruy Castro. A película não é lá essas coisas, mas salva-se pela cenas geniais do camisa 7 da Estrela Solitária.
A minha paixão pelo Botafogo, no entanto, é pós-Garrincha. Fui fisgado pelo canhotinha de ouro, Gérson. Ele é que me levou ao clube, como Cabecinha, Jeremias e Cuca me levaram ao São Francisco, e, posteriormente, ao Remo."
Comentário do blog: Jeso é Botafoguense como eu, mas também torce por times de terceira divisão... ninguém é perfeito!

terça-feira, 3 de maio de 2005

Guerra amazônica

Essa deu no blog do Jeso Carneiro:

"Pará versus Amazonas
Não é a primeira vez que ouço falar nisso. O advogado e jornalista CelsoFurtado, agora residindo lá, acaba de reforçar a informação.

No Amazonas, Manaus em particular, cresce a cada dia um sentimento de repulsa, diria latente preconceito contra os paraenses que ali moram. São alvos principalmente de piadas preconceituosas, agressivas, difamatórias.

Nos programas policiais de TV e rádio naquela cidade, segundo Celso Furtado, paraense é sinônimo de ladrão, assaltante, criminoso. "Eles são bairristas e preconceituosos", diz o advogado. "No Pará, nunca vi nada igual contra os amazonenses".

Surpreende-me esse tratamento. Morei em Manaus quase 15 anos. Foi lá que concluir meu curso superior e, à época, anos 1980, não havia esse clima. É certo que sempre existiu a rivalidade Pará versus Amazonas, como há entre Rio e São Paulo, mas nada agressivo. Nada comparável às proporções atuais."

Comentário que postei lá mesmo:

"Tapajós de fora
Escreve Jota Ninos sobre a nota postada aqui a respeito do clima hostil aos paraenses em Manaus.

Entretanto, acho que não deve haver uma repulsa aos santarenos, uma vez que até o prefeito de Manaus é originário daqui... Além do mais, a criação do Tapajós, se um dia sair, deve ser com grande apoio dos amazonenses, já que a classe política de lá há muito apóia a proposta. Assim, acho que quando a repulsa é externada aos paraenses, não tem a ver com nós... Somos tapajoaras!! "


Concurso

Para quem quer arriscar uma nova carreira, saiu o edital do concurso do TRE. São 100 vagas para nível superior (salário de R$ 3.784,00) e 89 vagas para nível médio (salário R$ 2.289,71).

O concurso estará a cargo da UNB/Cespe e as inscrições vão até o dia 27 deste mês, sendo que as provas acontecerão na primeira semana de julho.

O edital pode ser baixado no site www.tre-pa.gov.br.

Chico boleiro


Chico boleiro
Originally uploaded by Jota Ninos.

Enquanto isso, meu ídolo Chico Buarque (alegre com o seu Fluminense campeão e líder do brasileirão junto com meu Fogão), que também é bom de bola e tem um time de futebol formado por artistas, teve um dia de glória no gramado da Vila Belmiro neste final de semana, onde foi a principal atração da pequena torcida que compareceu ao estádio para assistir à pelada entre os Veteranos do Santos e o Politeama, seu time, como noticiou o Estadão:

"Quando ele pegava na bola, seus torcedores se levantavam, enquanto se mostravam quase indiferentes aos outros jogadores, mesmo tendo Clodoaldo, Narciso, Manoel Maria e outras estrelas santistas do passado.


Chico fez o que pode, mas não conseguiu impedir a goleada por 5 a 2. Deu o passe para o primeiro gol de seu time e marcou o segundo. De pênalti. Antes do jogo, comentou que era um peladeiro. "Espero não desonrar demais este gramado", disse ao entrar em campo. O compositor informou que, mesmo sendo são-paulino, assistiu a mais jogos do Santos do que do tricolor. "Não torcia para o Santos, mas ia ao campo para ver a equipe jogar", disse ele.
E isso começou cedo, quando ainda era criança. "Peguei, perto de 55 quando ainda era um time médio e vi aquela equipe se formar. Era uma beleza e, com Pelé, ficou uma covardia".

Para Chico Buarque de Holanda, "o Santos era o time que representava o nosso futebol, era uma seleção". É desse tempo que surgiu seu ídolo: Pagão. "Eu queria jogar como ele e é por isso que até hoje jogo com a camisa 9". Mas Chico gosta também de Robinho. "Ele lembra o Pelé, aquelas jogadas de corpo. O Pelé fininho do começo era assim".

Comentário do blog: o santareno Manoel Maria coleciona mais uma glória, jogar ao lado de Chico Buarque. Que inveja...

Coração na mão

Início de Brasileirão, hora de sofrer pelo Papão... Já estamos entre os quatro rebaixados...
Pelo menos nas primeiras duas rodadas o Botafogo (outra constante preocupação) mantém uma esperança de que nem tudo está perdido.

Torço sempre (utopia pura) por uma final entre Paysandu e Botafogo (!) no Campeonato Brasileiro... e acabo me conformando (nas últimas rodadas) com a permanência dos dois na primeira divisão...

Sei que não estou sozinho neste sofrimento aqui em Santarém (pelo menos em relação à Estrela Solitária). Jeso Carneiro, Bena Santana, Jota Parente entre outros da comunicação sofrem comigo...

Comentando Skype

Sobre o post "Ainda sobre tecnologia", Olavo Neves comenta:

"O uso do Skype em nossas empresas já é realidade, e com ele conseguimos reduzir drásticamente o custo com interurbanos.
Vale a pena conhecer.
Viva a tecnologia!"

segunda-feira, 2 de maio de 2005

Novo Pará(digma)

Circula na internet, entre internautas de Belém principalmente, um boletim semanal editado por opositores dos atuais governos estadual e municipal. O "Belém de Frente", traz opiniões sobre a administração municipal de Duciomar Costa e sobre o governo de Simão Jatene.
Do último boletim que recebi de um amigo em Belém, extraio a seguinte nota:
"Hollywood Tucana

Para a propaganda do governo tucano – repetida em escala industrial dezenas de vezes por dia – o Pará é uma espécie de Hollywood tropical, um pindorama da felicidade terrena. Pelo menos é o que se depreende da cobertura – para lá de fantasiosa – e com certeza paga a peso de ouro, realizada durante a recente visita do presidente Lula ao Pará, vírgula, ao Pará propriamente não, mas à essa terra da fantasia que tem como grão-mago o governador Simão Jatene (PSDB).
Analisemos a estranha e inusitada manchete de O Liberal de quinta-feira passada: “Pará dá exemplo de reforma agrária” . Pasmem: exemplo de reforma agrária? Mas não foi nessa terra, maculada pelo latifúndio e pelo trabalho escravo, que a mídia mundial, há tão poucas semanas, noticiou fartamente o bárbaro – e ainda não completamente esclarecido – assassínio da irmã Dorothy, uma religiosa de 75 anos, alvejada sem piedade por dois pistoleiros? Não é o Pará que em todo abril – por esse Brasil afora e em tantas capitais do mundo – é lembrado pelo tristemente famoso massacre de Eldorado dos Carajás, cujos mandantes – entre eles tucanos de alta plumagem - continuam impunes, como a zombar da tragédia e do sofrimento imposto a tantas famílias de trabalhadores rurais?

O Pará real, com suas contradições e desigualdades, mas recheado por tantos e tão variados exemplos de luta e resistência, precisa emergir vigoroso, e romper – de uma vez por todas – o manto da mentira que tenta sufocá-lo."
Comentário do blog: tirando os exageros, que indicam uma relação petista com o texto, o mPará realmente precisa acordar um dia, pois só aparecemos em manchete por conta de tragédias e de corrupções. Precisamos de um novo paradigma em nosso estado. Ou seria de um novo estado como paradigma?