Páginas
terça-feira, 31 de maio de 2005
Blog suspenso
ENTREI NA FASE FINAL DE ESTRUTURAÇÃO DA SUCURSAL DO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ, QUE LANÇA NESTA SEMANA UM NOVO PRODUTO: O DIÁRIO DO TAPAJÓS, UM ENCARTE COM NOTÍCIAS LOCAIS. COMO SOU O RESPONSÁVEL PELA EQUIPE, FICA DIFÍCIL CONTINUAR COM ESTA SALUTAR ATIVIDADE.
ME PERDOEM. ASSIM QUE TUDO NORMALIZAR RETORNO A REPASSAR INFORMAÇÕES NESTE BLOG.
ENQUANTO ISSO, RECOMENDO SEMPRE A LEITURA DO BLOG DO JESO (WWW.JESOCARNEIRO.BLOGSPOT.COM), DA WAL (WWW.BICHO-DA-GOIABA.BLOGSPOT.COM) E DO RECÉM CRIADO BLOG DO PAULO LEANDRO, REDATOR DO JORNAL DE SANTARÉM E DO BAIXO-AMAZONAS (HTTP://OJORNALISTA.ZIP.NET).
ABRAÇOS.
J.
quarta-feira, 25 de maio de 2005
Desmatamento
Ponto facultativo no TJE/PA
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargador Milton Nobre (foto), continua inovando na edição de portarias sobre o o funcionamento do TJE, principalmente em relação à definição de pontos facultativos subseqüentes a feriados, como o de amanhã, 26/05 (Corpus Christi).
Na portaria editada hoje e informada à todas as Comarcas do Estado, ele manteve a mesma rigidez da portaria anterior editada antes do feriado de Tiradentes. O "enforcamento" da sexta-feira (27/05) fica mantido, assim como a reposição das seis horas não trabalhadas na próxima semana, com prorrogação nos horários de funcionamento dos fóruns.
A diferença é que desta vez, ao invés de "esticar" uma hora por dia, o desembarcador resolveu prorrogar o horário por duas horas em três dias alternados, no caso 2ª feira (30/05), 4ª feira (01/06) e 6ª feira (03/06).
Assim, o Fórum de Santarém (cujo funcionamento normal é das 08 às 14 horas) funcionará nestes dias das 08 às 16 horas...
terça-feira, 24 de maio de 2005
PT e PSDB, "aborrescentes"
TJE de cara nova na internet
O Sistema de Acompanhamento de Processos (o SAP. XXI) que já funciona para consulta de ações que tramitam nas comarcas de Belém, Ananindeua, Santarém, Benevides, Marituba e Castanhal será instalado em todas as comarcas do Estado. Nesta etapa estão sendo interligadas as comarcas de segunda entrância e logo após as de primeira. Marabá será a próxima contemplada. A previsão é de três semanas para migração de todos os dados já existentes ao SAP XXI e treinamento do pessoal, responsável em manter atualizado o software, na comarca. Pelo cronograma da equipe de programadores do Departamento de Informática da Casa, as próximas comarcas beneficiadas serão Parauapebas, Tucurui, Itaituba, Barcarena, Santa Izabel, Xinguara e Redenção.
Previsto na Agenda Mínima, elaborada pelo presidente do TJE, desembargador Milton Nobre, o projeto atende a necessidade de otimizar os serviços, facilitar o controle sobre o andamento dos processos por advogados e partes interessadas. O novo portal também possibilita outras informações como o noticiário diário, de decisões judiciais, produzido pela Assessoria de Comunicação da Casa, quais os magistrados que estão respondendo pelo serviço de plantão no âmbito cível e penal, localização de comarcas com mapas ilustrativos, além de outras.
Paralelamente ao SAP XXI, outro serviço que será disponibilizado será o acompanhamento de reclamações que dão entrada nos Juizados Especiais. Os dados das ações que tramitam no Juizado do Consumidor, que funciona na Cidade Velha, e no do Jurunas, que atende reclamações cíveis e penais, já estão disponíveis. A consulta poderá ser feita na opção SIJE e os interessados vão poder conferir horários e datas das audiências".
Mais uma chance para talentos
O Festival será realizado no período de 09 a 12 de junho, sendo que o primeiro dia será de triagem para a escolha dos melhores trabalhos, que têm tema livre. Dias 11 e 12 haverá apresentação dos Contos e Poesias selecionados. A finalíssima acontecerá no dia 12.
Comentando mudança
Mudança é a única certeza estável... mas confesso que gostava mais da velha cara.
Comentário do blog: eu também Olavo. O espaço anterior dava maior liberdade para a largura do texto, embora as fotos não ficassem boas. Talvez eu teste outros modelos, como forma de variar... brincar com a forma... mas o principal tem que ser o conteúdo...
segunda-feira, 23 de maio de 2005
Descuido na BR-163
Eu gosto pra caramba do pessoal do Bec. Mais ainda do tenente coronel sabonete Dower Jerônimo. Só que uma notícia me deixou decepcionada e triste.
domingo, 22 de maio de 2005
Título eleitoral
"O novo titulo de eleitor será magnético (tipo cartão de crédito), com tarja. A implantação vai até 2009. Na eleição de 2006 já estará em uso em Minas - terra do presidente do TSE - e no Maranhão."
Magistrados santarenos em destaque
A primeira nota é sobre o desembargador Vicente Malheiros da Fonseca (filho do saudoso maestro Isoca), que verá pela primeira vez executado em público, o Hino da Justiça do Trabalho de sua autoria. Será em meio à solenidade de entrega de medalhas comemorativas aos 60 anos da Justiça Eleitoral, dia 2 de junho próximo. Segundo Cattete, “não demora muito, esse hino estará sendo adotado a nível nacional”.
A outra nota destaca decisão da juíza santarena Zuíla Dutra (esposa do jornalista Manuel Dutra), que juntamente com outro juiz decidiu sobre o pagamento da indenização trabalhista para a tripulação de nacionalidade Indonésia do navio Daniella I, de bandeira holandesa, apreendido em águas territoriais do Pará e que foi arrematado, em leilão, pela Atlântica Navegação, pelo valor de R$ 1,3 milhão.
Comentando Falhas
sexta-feira, 20 de maio de 2005
Sem o 21...
Pretendia... amanhã é 21 de maio e os tantos afazeres me impediram de lançar o livro nesta data. Espero poder lançá-lo em no máximo dois meses. Não vou falar em datas redondas porque talvez não consiga de novo... mas não passa deste ano!!! Juro!
Em 1998, anunciei aos quatro ventos que lançaria um livro sobre a história do rádio santareno... dei entrevistas, pesquisei, comecei a escrever mas não consegui. Esse é um projeto que um dia desengavetarei. É mais complexo do que o projeto atual, que será apenas a publicação de uma coletânea de artigos e textos que já escrevi em 21 anos. Se eu conseguir a primeira publicação este ano, depois o resto creio será mais fácil.
Enquanto isso, vou de blog...
Cara nova de novo...
Falhas
"Falhas
Há pouco, recebi do professor Eleutério Dallazen, do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, uma mensagem muito bonita sobre pessoas e suas imperfeições. Tem tudo a ver com o parágrafo acima. Chama-se "Falhas", a qual repasso para vocês:
'Uma das coisas que fascina na cidade de San Francisco é ela
estar localizada sobre a falha de San Andreas, que é um desnível no terreno da
região que provoca pequenos abalos sísmicos de vez em quando, e grandes
terremotos de tempos em tempos.
Você está deslumbrado, caminhando pela cidade, apreciando
a arquitetura vitoriana, a baía, a famosa Golden Gate e, de uma hora para outra,
pode perder o chão. Ver tudo sair do lugar, ficar tontinho, tontinho. É pouco
provável que vá acontecer justo quando você estiver lá, mas existe a
possibilidade. Isso amedronta, mas ao mesmo tempo excita, vai dizer que não?
Assim são também as pessoas interessantes: têm falhas.
Pessoas perfeitas são como Viena, uma cidade quase perfeita.Linda, sem fraturas geológicas, onde tudo funciona e você quase morre de tédio.
Pessoas, como cidades, não precisam ser excessivamente bonitas.É fundamental que tenham sinais de expressão no rosto, um nariz com
personalidade, um vinco na testa que as caracterize.
Pessoas, como cidades, precisam ser limpas, mas não a ponto de não possuírem máculas. É importante suar na hora do cansaço. Também o é ter um cheiro próprio, uma camiseta velha para dormir, um jeans quase transparente de tanto que foi usado, um batom que escapou dos lábios depois de um beijo, um rímel que borrou um pouquinho quando você chorou.
Pessoas, como cidades, têm que funcionar, mas não podem
ser previsíveis. De vez em quando, sem abusar muito da licença, devem ser
insensatas, ligeiramente passionais. Devem demonstrar um certo desatino, ir
contra alguns prognósticos, cometer erros de julgamento e pedir perdão depois.
Aliás, pedir perdão sempre, para poder ter crédito e errar outra vez.
Pessoas, como cidades, devem dar vontade de visitar,
devem satisfazer nossa necessidade de viver momentos sublimes, devem ser
calorosas, ser generosas e abrir suas portas. Devem nos fazer querer voltar,
porém não devem nos deixar 100% seguros, nunca.
Uma pequena dose de apreensão e cuidado devem provocar.
Nunca devem deixar os outros esquecerem que pessoas, assim como cidades, têm
rachaduras internas. Portanto, podem surpreender.
Falhas. Agradeça as suas, que é o que humaniza você. E fascina os outros.'
Comentando sigilo de e-mails
"Concordo plenamente que as ferramentas disponibilizadas pela empresa são para uso estritamente dentro do contexto organizacional, porém as regras devem ser claras, ou seja, o funcionário contratado deverá ser devidamente esclarecido quanto aos procedimentos que regem o uso dos equipamentos."
Impaciência en las calles...
Deu no Blig do Noblat e eu reproduzo:
"O povo está impaciente nas ruas"
Do discurso pronunciado esta tarde pelo senador Cristovam Buarque (PT-DF):
"Este ano completamos 20 anos de democracia. Qual foi a resposta que demos ao povo para justificar a existência de uma democracia, além da necessária liberdade de que precisamos aqui? A liberdade é uma condição fundamental à democracia, mas não é condição suficiente. Não adianta, nem sobrevive democracia que não for capaz de dar respostas aos problemas do povo. E não resiste democracia cujo governo não tiver a legitimidade de cumprir algumas condições.
A primeira condição é a de manter a economia funcionando. E o governo do Partido dos Trabalhadores, do meu Partido, a meu ver, com todas as dificuldades, está cumprindo esse lado.
A segunda, é cumprir as promessas assumidas na campanha. Aí cometemos algumas falhas: ou porque o Governo não as cumpre ou porque não explica por que não cumpre. O povo vai ficando impaciente diante de promessas não-cumpridas.
A terceira condição é a de fazer as reformas sociais que o nosso País precisa. Quando vemos problema arrebentando na Bolívia, no Equador, na Argentina há algum tempo, é preciso ouvir o aviso que vem das "calles" (ruas) desses países. O aviso de que o povo não espera eternamente diante do show democrático dos políticos se não houver uma mudança concreta na realidade das condições de vida. E não estamos fazendo essas reformas.
O quarto é passar com clareza a idéia de que somos um governo honesto. A corrupção não apenas deteriora o governo, mas transforma a impaciência do povo em rebeldia, e a rebeldia, em revolução. E, às vezes, sem esperar, acordamos num clima de conturbação. O slogan na Bolívia, no Equador e na Argentina era que se "vayan todos", em espanhol. Ou seja, que não fique nenhum. Não faziam diferença entre situação e oposição.Esse é um risco que podemos estar começando a viver.
O povo está impaciente nas ruas. Para onde nós, líderes brasileiros, queremos levar este País? Onde queremos definir que esteja o Brasil em 2022 quando estivermos completando o segundo centenário da República?"
Comentário do blog: pertinente e sóbria a declaração de um dos melhores quadros que o PT tem e que foi relegado a segundo plano pela "linha mais dura" do atual governo. Lula foi obrigado a "despachar" o então ministro da Educação por telefone... Sem histrionismo facistóide de esquerda ou de direita, o senador Cristóvão Buarque dá uma lição de civismo e nos coloca uma enorme pulga atrás da orelha. Que os governantes ouçam o clamor que vem das ruas, esburacadas ou não...
Referência de saúde
O jornalista e ex-colega de TV Tapajós, Udirley Andrade (foto descaradamente copiada do blog da Wal), estréia no blog, hoje, com informações sobre a secretaria municipal de saúde, onde atua como assessor de imprensa. Ele informa que:
"A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém vai colocar em funcionamento, ainda este mês, o Centro de Referência de Saúde doTrabalhador que vai atender também municípios do oeste do Pará.
Nele, serão prestados diversos serviços com a finalidade principal de prevenir doenças ocupacionais através de várias ações. O atendimento será feito em parceria com o Ministério do Trabalho,Sindicato de trabalhadores, Vigilância Sanitária, Conselho Intersetorial deSaúde do Trabalhador (CIST) e Conselho Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde vai estruturar um espaço comequipamentos e profissionais que vão desenvolver as diversas atividades para evitar que as doenças ocupacionais continuem prejudicando trabalhadores. A equipe que vai fazer os atendimentos, que inclusive já está sendo contratada, será composta por enfermeiros, advogados, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e técnico em acidente de trabalho.
Entre as principais doenças ocupacionais estão: as das vias aéreas, a perda auditiva induzida por ruídos, a lesão por esforço repetitivo, as intoxicações exógenas, e os distúrbios mentais."
Comentário do blog: sugiro ao Udi que, dentro das possibilidades, solicite apoio do secretário para que entre "as diversas ações" seja produzida uma cartilha sobre esse tema, pois a grande dificuldade para o tratamento de algumas das doenças citadas acima é exatamente a falta de esclarecimento do trabalhador comum diante da retórica científica, que afasta qualquer cidadão do conhecimento. Aí, expressões como "intoxicações exógenas" e coisas do tipo, teriam uma nomenclatura mais palatável até para nós jornalistas, que vez por outra "patinamos" nesses tipos de expressões e precisamos até recorrer ao "pai de todos"... Eu ganhei (não me recordo de quem), há alguns anos, um livreto feito para jornalistas que explica algumas coisas sobre o jargão médico, para a gente não se embananar... Coloco à disposição dos colegas que quiserem uma cópia...
quinta-feira, 19 de maio de 2005
Desafio entre Pérolas
Santarém vai participar no próximo dia 25 de maio de um salutar desafio internacional contra a cidade mexicana de Torreón, como informa Nelma Bentes, assessora de comunicação da Prefeitura. Trata-se do Dia do Desafio, "uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem estar", segundo ela.
Torréon, uma cidade industrial com 900 mil habitantes que fica no coração do México, no estado de Coahuila, tem muita coisa em comum com nossa cidade, segundo pesquisei em seu site oficial (http://www.torreon.gob.mx/): ela é conhecida como a “Perla de la laguna de Mayran” (nome de uma tribo indígena), ou seja “Pérola da Laguna de Mayran”. Lá como aqui, um padre criou uma missão para catequizar os índios que acabou virando uma importante cidade, por volta de 1893, duzentos e trinta e dois anos depois de Bettendorf andar por aqui...
Seu principal cartão postal (foto), lembra entretanto outra cidade brasileira, e seu nome provém das dezenas de torres construídas por fidalgos espanhóis que até hoje estão de pé contribuindo com o turismo e com a preservação da história, ao contrário dos nossos “castelos” que viraram areia...
Falando ainda sobre o “Desafio das Pérolas”, o evento aqui será coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) com apoio da Prefeitura, e se propõe a incentivar que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
Os interessados em participar da competição devem procurar o SESC sobre como fazer o registro de sua participação. As empresas podem, por exemplo, realizar sessões de ginástica, caminhadas, uso de escadas para subir ou descer poucos andares; as associações de bairros podem promover jogos, ruas de lazer, sessões de relaxamento, passeios de bicicletas; escolas e clubes podem realizar campeonatos, jogos esportivos e recreação; em casa pode-se praticar ginástica, dança, alongamento. Cada pessoa ou grupo pode criar sua forma de participar.
Cada registro de participação é muito importante para o total geral alcançado pela cidade. Assim que a atividade for realizada, deve ser registrada. Depois que todas as cidades divulgarem seus números, os resultados estarão disponíveis no site dos organizadores.
Nelma informa ainda que em Santarém, SESC e Prefeitura organizam um passeio ciclístico que sairá às 07h da manhã de frente da Igreja de São Sebastião. O Dia do Desafio inicia às 0h e termina às 21 h do dia 25 de maio de 2005.
Comentário do blog: Santarém poderia aproveitar o desafio e se espelhar na organização de Torreón, pelo menos pelo que se vê em seu site. Falando em site, Nem Lira Maia, nem Maria do Carmo conseguiram até hoje colocar um site decente. O de Maia até que teve uma boa proposta, mas acabou se perdendo na morosidade tecnicista de Alexandre Von. O de Maria ainda está em construção (www.santarem.pa.gov.br) ... esperamos que não demore muito. Quanto ao “desafio”, vou dar meus pulinhos para ajudar Santarém a ganhar de Torreón, e aproveitar para perder alguns quilinhos...
terça-feira, 17 de maio de 2005
Sigilo quebrado
De volta...
quinta-feira, 12 de maio de 2005
Comentando Miguel
Ainda o Relicário
saudações, Clei"
Ainda o troféu
O retorno
Essa foi a pior crise em minha “flora intestinal” nos últimos cinco anos. Já é um problema crônico, mas que sempre se cura com um remédio específico. Apesar de saber sua causa (a gula), não consigo me desvencilhar disso e sempre me excedo em momentos de festa, como foi o domingo da mães.
Resultado: três dias nocauteado sem poder sentar à frente do computador para atualizar meu blog ou ir à aula (sentei em outro tipo de “trono”). Trabalhei na marra e até larguei minha trupe teatral antes de começar a primeira apresentação do Kauré no projeto Viva a Vida da TV Tapajós, no Jardim Santarém.
Dizem os entendidos em astrologia que a sina dos cancerianos, como eu, é padecer desse tipo de doença, e até morrer delas... Não sei se quero tirar a prova dos nove...
Mas enfim, estou de volta e começo hoje uma nova fase tentando atualizar o blog com banda larga e maior inserção no meio jornalístico. A crise pelo menos serviu para a produção de um novo poema que divulgo nos próximos dias.
terça-feira, 10 de maio de 2005
Nocauteado
domingo, 8 de maio de 2005
Imagens do Troféu Imprensa II
Está difícil postar as fotos do Troféu Imprensa (produzidas por Jurandir Azevedo) por causa da lentidão da net, mas vou continuar tentando.
Recebi um comentário anônimo sobre minha informação dando conta do porquê dos diretores da Guarany não terem ido ao evento ou mandado representante, e publico por achar que pode ter algum fundamento:
"Ninos, não foi esse o motivo da ausência de diretores da Guarany. A matriarca da família, D. Jacira está entre a vida e a morte em Belém e todos os filhos estão ao seu lado. Registre-se."
Comentário do blog: a informação não é de todo verdadeira e a foto ao lado comprova que pelo menos um dos filhos de D. Jacira estava presente ao evento para receber seu diploma de hour concurs: o operador de áudio Afonso Arinos Pereira. Pode até ser que o fato da matriarca estar doente tenha sido o motivo da ausência de diretores da Guarany, mas já que um dos irmãos foi, mesmo não sendo diretor, poderia ter levado ao menos uma mensagem ao evento explicando tal fato, como fez o jornalista Roney Oliveira que mandou uma carta justificando sua ausência caso fosse contemplado (como foi). Tenho certeza que o sindicato registraria com pesar e prestaria sua solidariedade à família por este momento, já que no ano passado já havia homenageado o patriarca da família Guarany. O blog está aberto para que algum dos diretores da Guarany comente as informações postadas aqui, sobre o imbróglio que tirou um pouco do brilho da premiação alcançada pelo grupo.
sábado, 7 de maio de 2005
Imagens do Troféu Imprensa I
O blog passa a postar a partir de hoje, algumas fotos do Troféu Imprensa 2005, realizado na noite de sexta-feira, 06/05, no auditório do Iespes. O trabalho fotográfico é de Jurandir Azevêdo. A primeira foto é do presidente do Sindicato dos Radialistas, Daleuson Menezes, o "Dadá", na abertura da solenidade.
Primeiro-ministro
Patada de Jatene
Ecos do Troféu Imprensa
- Das três empresas que ganharam troféus, somente a Guarany não esteve representada pelos seus diretores. Segundo informações de bastidores, o colega radialista que representou a emissora na comissão organizadora do Troféu Imprensa teria sido o responsável pelo mal estar entre a direção da Guarany e o Sindicato (que trocaram farpas durante a semana, através de cartas), ao disseminar informações de que o resultado do concurso estaria “viciado” e que a empresa não ganharia nenhum troféu. O colega acabou “quebrando a cara”, pois a Guarany acabou sendo, proporcionalmente, a grande vencedora da premiação tendo mais prêmios no âmbito de TV do que a Tapajós com todo o seu potencial. Lamentável atitude do colega, que já é contumaz nessa prática, desde a fundação do Sindicato, já tendo sido até mesmo pivô de brigas com outros colegas por sua postura anti-ética...
- Por outro lado, Vânia Maia (Tapajós) e Padre Edilberto Sena (Rural), compareceram à festa e prestigiaram seus profissionais e inclusive subiram ao palco para receber alguns troféus de profissionais ausentes. O eterno radical Edilberto Sena, que não usa jeans e nem toma Coca-cola para demonstrar seu anti-americanismo, esteve na festa usando uma roupa informal (camisa em estilo havaiano) e teve que receber o (merecido) Troféu Imprensa (patrocinado pela Coca-cola) para o locutor Gérson Gregório, das mãos do diretor do Iespes, o americano Ronaldo Bertagnoli...
- Nel Fernandes, com sua alegria e espontaneidade, foi a primeira a quebrar o protocolo, já que a cerimônia teve uma apresentação correta e formal e parecia não abrir espaços para depoimentos, o que Nel acabou fazendo com um discurso emocionado ao receber o troféu de locutora FM e cunhar a frase da noite, repetida depois por outros radialistas: “Este é meu!”...
- Apesar de bem organizada, a festa (como toda festa do tipo) teve pequenos e hilariantes deslizes no palco. Quando os apresentadores anunciavam os concorrentes, deveriam aparecer no telão as fotos ou nomes dos homenageados, mas por uma falta de sincronia entre os apresentadores e o operador de vídeo, algumas fotos entraram em momento errado. A platéia riu muito quando Edinaldo Mota foi chamado para receber seu diploma de hous concurs e apareceu a foto de Paulinho Brito. Sinval Ferreira que estava sentado ao seu lado não perdeu a oportunidade zoar com seu colega: “Rejuvenecestes, Mota!”...
- Jota Sena, como sempre irreverente, fez um discurso em tom de desabafo do tipo “vocês vão ter que me engolir” (ele que já perdeu várias disputas pela presidência do Sindicato), mas cometeu um deslize que levou todo mundo a rir afirmando que “entro para história por ser o único radialista a receber por três anos consecutivos o prêmio hours concurs!”. Na verdade o diploma é para aqueles que não concorrem ao troféu e é entregue apenas como deferência por já terem recebido cinco premiações anteriores em sua categoria e foi dado a todos os que se encaixam nesta situação, nos últimos anos...
Vencedores do Troféu Imprensa III
Vencedores do Troféu Imprensa II
Os grupos de comunicação Tapajós, Guarany e Rural arrebataram todos os 18 troféus oferecidos pelo Sindicato.
A Rural confirmou sua hegemonia na faixa AM, levando os cinco troféus destinados às categorias de Comunicador AM (Gérson Gregório), Narrador Esportivo (Ivaldo Fonseca), Repórter Esportivo (Minael Andrade), Jornal Radiofônico (Jornal da Manhã) e Programação Musical AM (Francisco Salles Nascimento).
A Guarany conquistou quatro troféus no âmbito de rádio e um no de TV, num total de cinco troféus nas categoria de Locutor Noticiarista (Paulo Brito), Programa de Variedade de TV (Vitrine), Apresentador de Programa de Variedades de TV (Léo Araújo), Programa Jornalístico de TV (Cidade Alerta) e Apresentador de Programa Jornalístico de TV (Ronei Oliveira).
A Tapajós foi a grande campeã da noite conquistando oito troféus, sendo cinco no âmbito de rádio e três no âmbito de TV. Arrebatou os troféus das categorias de Comunicador FM (Nélson Mota), Locutor FM (Domingos Campos), Locutora de FM (Nel Fernandes), Programação Musical FM (George Santos), Repórter de Rádio (Armando Carvalho), Telejornal (Bom Dia Santarém), Apresentador de Telejornal (Suelen Reis) e Repórter de TV (Mauro Torres).
Vencedores do Troféu Imprensa I
A festa, que evolui há cada ano e ganha cada vez mais o brilho de eventos nacionais e internacionais, com um mis en cène que nos remete ao clima holliwoodiano do Oscar, aconteceu no belíssimo auditório do Iespes (Instituto Esperança de Ensino Superior), o mais novo parceiro do Sindicato dos Radialistas como parte das comemorações da Semana das Comunicações, evento promovido pela primeira turma de Propaganda e Mídia daquela instituição.
Além dos estudantes do Iespes, de grande parte dos profissionais dos meios de comunicação e de uma grande público, várias autoridades compareceram ao evento, como a prefeita Maria do Carmo e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Beth Lima.
sexta-feira, 6 de maio de 2005
Chico e Lula
Túnel do Tempo
Lançamento
Com a presença da Prefeita Maria do Carmo e de diversas autoridades municipais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SEMDES) realiza amanhã (hoje), 06, uma sessão para apresentação do Plano de Desenvolvimento Municipal, denominado Projeto Ver-a-Paz, que é resultado de um diagnóstico da situação sócio-econômica de Santarém, suas potencialidades e perspectivas.
Maria da Conceição Pereira de Lima, titular da SEMDES, disse que a proposta do Plano é sugerir propostas para o desenvolvimento com base nos princípios da justiça e da sustentabilidade. Segundo ela, o Projeto Ver-a-Paz buscou ser socialmente includente, ambientalmente responsável e eminentemente participativo. Maria da Conceição Lima lembrou também que o objetivo do Projeto é mobilizar os agentes da produção para organizar o setor, garantir melhores resultados e melhor distribuição de renda.
A sessão de apresentação do Plano será realizada na própria SEMDES, às 19h30min."
Habemus acqua?
quinta-feira, 5 de maio de 2005
Comunicação
Multi-tarefa dá nisso.
Espero poder retornar às atualizações com notícias quentes a partir de domingo. E a partir da próxima semana com banda larga e nova atividade jornalística, estarei mais integrado neste mundo que eu amo.
E hoje ainda tenho que encontrar meu velho pai e felicitá-lo pelos 84 anos. Parabéns ao velho grego (apesar dele ainda não estar conectado na net)!
quarta-feira, 4 de maio de 2005
Fado Tropical
Fado tropical
Com avencas na caatinga
"Meu coração tem um sereno jeito
Se trago as mãos distantes do meu peito
Quando me encontro no calor da luta
E se a sentença se anuncia bruta
Guitarras e sanfonas
Comentando Botafogo
terça-feira, 3 de maio de 2005
Guerra amazônica
"Pará versus Amazonas
Não é a primeira vez que ouço falar nisso. O advogado e jornalista CelsoFurtado, agora residindo lá, acaba de reforçar a informação.
No Amazonas, Manaus em particular, cresce a cada dia um sentimento de repulsa, diria latente preconceito contra os paraenses que ali moram. São alvos principalmente de piadas preconceituosas, agressivas, difamatórias.
Nos programas policiais de TV e rádio naquela cidade, segundo Celso Furtado, paraense é sinônimo de ladrão, assaltante, criminoso. "Eles são bairristas e preconceituosos", diz o advogado. "No Pará, nunca vi nada igual contra os amazonenses".
Surpreende-me esse tratamento. Morei em Manaus quase 15 anos. Foi lá que concluir meu curso superior e, à época, anos 1980, não havia esse clima. É certo que sempre existiu a rivalidade Pará versus Amazonas, como há entre Rio e São Paulo, mas nada agressivo. Nada comparável às proporções atuais."
Comentário que postei lá mesmo:
"Tapajós de fora
Escreve Jota Ninos sobre a nota postada aqui a respeito do clima hostil aos paraenses em Manaus.
Entretanto, acho que não deve haver uma repulsa aos santarenos, uma vez que até o prefeito de Manaus é originário daqui... Além do mais, a criação do Tapajós, se um dia sair, deve ser com grande apoio dos amazonenses, já que a classe política de lá há muito apóia a proposta. Assim, acho que quando a repulsa é externada aos paraenses, não tem a ver com nós... Somos tapajoaras!! "
Concurso
O concurso estará a cargo da UNB/Cespe e as inscrições vão até o dia 27 deste mês, sendo que as provas acontecerão na primeira semana de julho.
O edital pode ser baixado no site www.tre-pa.gov.br.
Chico boleiro
Enquanto isso, meu ídolo Chico Buarque (alegre com o seu Fluminense campeão e líder do brasileirão junto com meu Fogão), que também é bom de bola e tem um time de futebol formado por artistas, teve um dia de glória no gramado da Vila Belmiro neste final de semana, onde foi a principal atração da pequena torcida que compareceu ao estádio para assistir à pelada entre os Veteranos do Santos e o Politeama, seu time, como noticiou o Estadão:
"Quando ele pegava na bola, seus torcedores se levantavam, enquanto se mostravam quase indiferentes aos outros jogadores, mesmo tendo Clodoaldo, Narciso, Manoel Maria e outras estrelas santistas do passado.
Chico fez o que pode, mas não conseguiu impedir a goleada por 5 a 2. Deu o passe para o primeiro gol de seu time e marcou o segundo. De pênalti. Antes do jogo, comentou que era um peladeiro. "Espero não desonrar demais este gramado", disse ao entrar em campo. O compositor informou que, mesmo sendo são-paulino, assistiu a mais jogos do Santos do que do tricolor. "Não torcia para o Santos, mas ia ao campo para ver a equipe jogar", disse ele.
E isso começou cedo, quando ainda era criança. "Peguei, perto de 55 quando ainda era um time médio e vi aquela equipe se formar. Era uma beleza e, com Pelé, ficou uma covardia".
Para Chico Buarque de Holanda, "o Santos era o time que representava o nosso futebol, era uma seleção". É desse tempo que surgiu seu ídolo: Pagão. "Eu queria jogar como ele e é por isso que até hoje jogo com a camisa 9". Mas Chico gosta também de Robinho. "Ele lembra o Pelé, aquelas jogadas de corpo. O Pelé fininho do começo era assim".
Comentário do blog: o santareno Manoel Maria coleciona mais uma glória, jogar ao lado de Chico Buarque. Que inveja...
Coração na mão
Torço sempre (utopia pura) por uma final entre Paysandu e Botafogo (!) no Campeonato Brasileiro... e acabo me conformando (nas últimas rodadas) com a permanência dos dois na primeira divisão...
Sei que não estou sozinho neste sofrimento aqui em Santarém (pelo menos em relação à Estrela Solitária). Jeso Carneiro, Bena Santana, Jota Parente entre outros da comunicação sofrem comigo...
Comentando Skype
"O uso do Skype em nossas empresas já é realidade, e com ele conseguimos reduzir drásticamente o custo com interurbanos.
Vale a pena conhecer.
Viva a tecnologia!"
segunda-feira, 2 de maio de 2005
Novo Pará(digma)
Para a propaganda do governo tucano – repetida em escala industrial dezenas de vezes por dia – o Pará é uma espécie de Hollywood tropical, um pindorama da felicidade terrena. Pelo menos é o que se depreende da cobertura – para lá de fantasiosa – e com certeza paga a peso de ouro, realizada durante a recente visita do presidente Lula ao Pará, vírgula, ao Pará propriamente não, mas à essa terra da fantasia que tem como grão-mago o governador Simão Jatene (PSDB).
Analisemos a estranha e inusitada manchete de O Liberal de quinta-feira passada: “Pará dá exemplo de reforma agrária” . Pasmem: exemplo de reforma agrária? Mas não foi nessa terra, maculada pelo latifúndio e pelo trabalho escravo, que a mídia mundial, há tão poucas semanas, noticiou fartamente o bárbaro – e ainda não completamente esclarecido – assassínio da irmã Dorothy, uma religiosa de 75 anos, alvejada sem piedade por dois pistoleiros? Não é o Pará que em todo abril – por esse Brasil afora e em tantas capitais do mundo – é lembrado pelo tristemente famoso massacre de Eldorado dos Carajás, cujos mandantes – entre eles tucanos de alta plumagem - continuam impunes, como a zombar da tragédia e do sofrimento imposto a tantas famílias de trabalhadores rurais?